Opep prevê que demanda por petróleo e gás seguirá em alta até 2050
Apesar do aumento das energias renováveis, a visão da Opep é que o petróleo continuará a desempenhar um papel crítico no atendimento das necessidades energéticas do mundo
A Organização do Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou seu relatório anual “Perspectivas Mundial”, nesta terça-feira, em evento no Rio de Janeiro. Diferentemente de outros organismos, a Opep acredita que a demanda global por energia crescerá 24% até 2050, com o petróleo desempenhando um papel importante no abastecimento dos mercados globais e consumindo 120,1 milhões de barris por dia, um aumento de 17 milhões de barris/dia face ao cenário atual.
Receba os destaques do dia por e-mail
Apesar do aumento das energias renováveis, a visão da Opep é que o petróleo continuará a desempenhar um papel crítico no atendimento das necessidades energéticas do mundo no futuro previsível.
O documento afirma que a participação do petróleo e do gás na matriz energética em 2050 ultrapassará os 50%, e o petróleo representará 29,3%, a maior participação da história. “O mix energético sofrerá grandes mudanças entre agora e 2050, mas o petróleo e o gás continuarão a ser cruciais para o abastecimento global”.
Para a Opep, o abastecimento global de petróleo exigirá investimentos no valor de US$ 17,4 trilhões dólares durante esse período, dos quais US$ 14,2 trilhões serão destinados à exploração e produção, o que engloba a procura e extração de novas reservas.
Com informações da Agência Xinhua e Oilprice.com
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.