Leilão desta sexta promete ser a maior entrega do pré-sal da história
10 bilhões de barris de petróleo devem ir para empresas estrangeiras
O governo de Jair Bolsonaro marcou para esta sexta-feira (18) um dos maiores leilões da riqueza brasileira de todos os tempos. Deverão ir a leilão os campos de Aram, Sudeste de Lula, Sul e Sudoeste de Júpiter e Bumerangue, todos adjacentes e contíguos aos campos já leiloados de Lula e Júpiter, de acordo com informações do site Esquerda Diário.
Não há uma projeção oficial, porém, estimativas indicam que, pelo menos, 10 bilhões de barris de petróleo devem ir para empresas estrangeiras.
Este leilão está sendo considerado como preparatório para o principal: o excedente na cessão onerosa, que deve ocorrer nos próximos meses. O volume de petróleo nesta área é de cerca de 10,8 bilhões de barris, mas algumas estimativas apontam até 30 bilhões de barris.
No momento em que a cessão onerosa for a leilão, serão entregues os campos de Búzios, Itapu, Atapu e Sépia. A Petrobras ficará de fora e será acionista minoritária da empresa estrangeira que ganhar o leilão.
A partir do governo de Michel Temer, a presença internacional no setor tem aumentado significativamente, com privatizações de campos de petróleo que pertencem à Petrobras e com novos leilões. Nos últimos dois anos, a produção estrangeira passou de 7% para 23%.
Fonte: Revista Fórum
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.