O desmonte da Petrobras
O Brasil é um país que sempre teve seus vastos recursos naturaisespoliados ou vendidos em sua forma natural. Foi assim com o pau
O Brasil é um país que sempre teve seus vastos recursos naturais espoliados ou vendidos em sua forma natural.
Foi assim com o pau brasil, com as pedras e metais preciosos, com a borracha, o minério de ferro, o nióbio e o urânio e agora também com o petróleo.
Em lugar de agregar valor a esses recursos, nossos dirigentes tem preferido vender os produtos in natura para depois comprar seus subprodutos por va lores bem mais altos com evidente prejuízo para o Pais e com drenagem de nossas reservas de moeda estrangeira.
Ao agregar valor aos seus produtos naturais o Brasil estaria beneficiando não só o desenvolvimento da indústria nacional, como também criando novos empregos e melhorando as condições sociais de sua população.
O desmonte que vem sendo praticado na Petrobras é uma repetição dapolitica de entrega dos recursos naturais, no caso o petróleo, em detrimento do progresso do País.
É um engano dizer que a venda das refinarias írá baratear o preço dos derivados do petróleo
As refinarias são o instrumento para agregação de valor ao petróleo, transformando-o em gasolina, diesel e outros derivados que são necessários ao desenvolvimento do Pais.
É um engano dizer que a venda das refinarias írá baratear o preço dos derivados do petróleo. O preço dos derivados é ditado em parte pelo preço internacional do óleo cru e da eficiência das instalações denprocessamento.
A Petrobras ao ser criada tinha um objetivo estratégico de fornecer derivados do petróleo a todos os cantos do Pais. Uma refinaria particular não terá interesse em fornecer derivados em rincões como o Acre, Amapá ou Boa Vista. Será mais lucrativo exportar os seus produtos.
A entrega de refinarias a empresas estrangeiras deixará nossas Forças Armadas reféns do fornecimento de combustíveis por essas empresas, além de substituir a força de trabalho nacional por pessoal estrangeiro. Ao vender suas instalações industriais a Petrobras voltará a ser uma mera empresa exportadora de matéria prima fazendo com o petróleo o mesmo que vem sendo feito com o minério de ferro e outras riquezas naturais.
Se essa política de desmantelamento não for impedida muito em breve o Brasil voltará a ser um importador total de derivados de petróleo.
Pedro Carvalho - Engo. Civil, de Petróleo e MBA
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.