Como os Tweets de Trump estão transformando os mercados de petróleo
Sua aparente e abrupta reviravolta no domingo ao aumentar as tarifas sobre os produtos chineses menos de uma semana depois de afirmar que as nego
Sua aparente e abrupta reviravolta no domingo ao aumentar as tarifas sobre os produtos chineses menos de uma semana depois de afirmar que as negociações de comércio estavam indo bem fez com que os mercados financeiros globais convulsionassem - enviando as ações e os preços globais do petróleo para baixo.
No entanto, a maior preocupação para os mercados de petróleo é o impacto no crescimento econômico e, portanto, na demanda de petróleo que se seguirá um aumento nas tarifas dos produtos chineses. As tarifas iniciais colocadas no ano passado em cerca de US $ 200 bilhões em produtos chineses já haviam causado estagnação econômica global, o que também prejudica a demanda global por petróleo. Agora que Trump decidiu aumentar as tarifas de US $ 200 bilhões em produtos chineses de 10% para impressionantes 25%, com outros US $ 300 bilhões possivelmente atingidos, o resultado para o crescimento econômico pode ser sombrio.
Isso coloca grandes produtores e exportadores de petróleo como a Rússia e a Arábia Saudita na mira de qualquer recessão econômica. Assim como o grupo de produtores liderado pela Arábia Saudita chegou perto de restaurar o equilíbrio do mercado global de petróleo, com mais de 30% de aumento nos preços do petróleo este ano, novas tarifas dos EUA sobre a China farão com que Riad mude sua estratégia de produção de petróleo mais uma vez em menos de um ano, e é devido às ações de Trump. No outono passado, a Arábia Saudita curvou-se diante da pressão de Trump, através do Twitter, para cortar a produção e manter o controle do preço do petróleo, mas foi pego de surpresa quando, inesperadamente, Trump anunciou em novembro sua concessão de 180 dias para oito importadores de petróleo iraniano, incluindo a China, Índia e Japão. A decisão, feita sem consultar seus aliados sauditas, causou um racha nas relações entre os EUA e a Arábia Saudita e prejudicou as relações estelares de Trump com a família real.
Desde então, o reino tem se mostrado reticente em seguir adiante com os tweets deTrump sobre a produção de petróleo. No entanto, isso começou a mudar quando Trump, mais uma vez inesperadamente, anunciou há duas semanas que não estenderia as isenções petrolíferas iranianas por 180 dias, ao mesmo tempo que pediria a Arábia Saudita e a OPEP aumentasse a produção de petróleo. Riad não concordou imediatamente em compensar a falta de mais barris iranianos do mercado, mas indicou que provavelmente cobriria a perda com o passar do tempo.
Agora Trump presenteou os sauditas e outros grandes produtores de petróleo com outro dilema para lidar - uma economia global enfraquecida que se seguirá devido à nova sanção. Os preços do petróleo deverão cair novamente, bem abaixo do ponto de equilíbrio fiscal saudita, que está supostamente na faixa dos US $ 70 por barril, e fazer com que o reino observe nervosamente seus cofres, esperando não ver uma repetição do início de 2016 quando os preços globais do petróleo ficaram abaixo de US $ 30 por barril.
Os sauditas estão obrigados cada vez mais a formular novas políticas de produção de petróleo devido à intervenção de Trump nos mercados globais de, assim como suas outras políticas que atingem a demanda global por petróleo. Embora Riad tenha o cuidado de manter sua linha de boas relações com Washington, deve ficar exasperada com esse presidente americano, sua capacidade de mudar de rumo com frequência e rapidez e usar o Twitter como púlpito presidencial.
Original: https://oilprice.com/Energy/Energy-General/How-Trumps-Tweets-Are-Transforming-Oil-Markets.html
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.