Siga a AEPET
logotipo_aepet
Vários autores; Autor sem foto
Nick Cunningham

Investidores estão garantindo xisto dos Estados Unidos?

A produção de petróleo nos EUA continua a crescer, com a Agência Internacional de Energia (AIE) relatando um salto chocante na produção na

Publicado em 24/08/2017
Compartilhe:

A produção de petróleo nos EUA continua a crescer, com a Agência Internacional de Energia (AIE) relatando um salto chocante na produção na semana passada.


A produção total dos EUA aumentou para 9,5 milhões de barris por dia (mb / d) na semana que terminou em 11 de agosto, um aumento de 79.000 bpd em relação à semana anterior. Isso coloca a produção dos EUA no mais alto nível em quase dois anos e meio. A indústria de xisto dos EUA vem adicionando novas fontes praticamente ininterruptas desde o final do ano passado, apesar das volatilidades nos preços do petróleo no decorrer de 2017.


De fato, os ganhos continuaram mesmo após a queda de preços em junho, que viu o WTI flertar com o limite de US $ 40 por barril, o que, à primeira vista, sugere que o setor de xisto está indo bem.
Com certeza, alguns perfuradores de xisto têm preços de equilíbrio bem abaixo do preço de mercado, o que lhes permite ganhar dinheiro mesmo durante esses tempos difíceis.


Mas no agregado, a indústria precisa de algo em torno de US $ 50 por barril para ser sustentável, ou talvez até US $ 55 por barril. Se for esse o caso, como é que a indústria de petróleo dos EUA continua a adicionar novos recursos, mesmo quando algumas empresas nem sequer ganham dinheiro?


A resposta curta é que eles receberam uma grande ajuda de Wall Street. O financiamento generoso, os altos níveis de dívida e a emissão repetida de ações proporcionaram muito trabalho aos perfuradores de xisto. Muitos deles viram seus níveis de dívida subir, mas os principais investidores foram pacientes, esperando que o modelo de crescimento antes dos lucros consiga pagar.


Essa abordagem era mais sensata quando se supunha que os preços do petróleo se recuperariam, a ideia era que as reduções massivas de custos permitiram que essas empresas baixassem o preço equilíbrio atual, o que levaria a grandes lucros quando os preços do petróleo eventualmente se recuperassem, digamos, a US $ 70 ou mais.


Mas há vários problemas com isso. Em primeiro lugar, o enigma para o Exploração e Produção (E&P) de xisto é que eles não baixaram com sucesso o preço do equilíbrio em uma base estrutural. Muitos dos "ganhos de eficiência" foram o resultado de declínios cíclicos e temporários no custo do trabalho e dos serviços”. A desaceleração do mercado levou à deflação de preços para os serviços de campo petrolífero - equipamentos e taxas de embarcações, serviços de conclusão, areia fracionada, etc. Esses custos estão aumentando novamente à medida que a atividade cresce. As empresas de serviços de campo petrolífero exigirão preços mais altos, a escassez de mão-de-obra irá inflar os salários, e assim por diante. À medida que o preço de produção aumenta, aumenta o ponto de equilíbrio.


Em outras palavras, "parece que os pontos de equilíbrio do xisto são na verdade uma função do preço passado do próprio petróleo", escreveu Ellen R. Wald, historiadora e estudiosa da indústria da energia, na Forbes no início deste mês.


O segundo problema é que a maioria dos analistas não vê os preços do petróleo realmente em alta segura, pelo menos em breve. Apenas para tomar um exemplo, o Citigroup estima que o WTI não vai atingir US $ 52 por barril ... até 2020.


O terceiro e talvez o mais flagrante problema com o modelo crescer antes dos lucros é que as empresas de xisto estavam queimando dinheiro quando os preços do petróleo eram de US $ 100 por barril e ainda estão queimando dinheiro mesmo depois dos ganhos de eficiência alcançados ao longo dos últimos três anos. De acordo com a Bloomberg e a Bloomberg Gadfly, o fluxo de caixa livre depois do investimento para uma coleção de 33 campos E & Ps tem sido profundamente negativo nos últimos 12 meses. Mais preocupante para os investidores é que a queima de dinheiro no Permiano foi particularmente grande e, pior, acelerou-se no ano passado.


Como Ellen R. Wald apontou na Forbes, "quando os financistas perderem o interesse, a revolução do xisto acabará".


E há alguns sinais iniciais de que a paciência dos investidores está começando a se desgastar. Uma longa lista de empresas de xisto viu os preços das ações afetados após os últimos relatórios de ganhos, mesmo quando os preços do petróleo recuperaram o terreno. Em um sinal de alerta para a indústria, a Goldman Sachs informou que enviou chamadas de investidores importantes que buscam "realocar capital em todo o setor de energia" depois da decepção com o xisto.


Enquanto isso, a emissão de ações para a E & Ps diminuiu substancialmente este ano após a expansão em 2016. De acordo com Liam Denning da Bloomberg Gadfly, a indústria está a caminho para emitir apenas US $ 10 bilhões em novos capitais este ano, o menor desde 2010. Poderia haver razões perfeitamente sensíveis para isso - Liam Denning sugere que o aumento dos preços do petróleo no final do ano passado levou os perfuradores de xisto a proteger sua produção, permitindo que crescessem sem a necessidade de novas fontes de financiamento. Mas, o mergulho na nova emissão de capital também pode ser o resultado de os mesmos perfuradores de xisto batendo mais de uma vez nas portas de Wall Street.


Em última análise, os investidores vão pagar para ver. Se os perfuradores de xisto não podem lucrar com os preços atuais, eles precisarão diminuir a produção e os gastos, e alguns serão forçados a sair do mercado. Isso significa que a produção geral dos EUA terá que diminuir, o que acabará por forçar os preços do petróleo.

 

FONTE: Oil Price 

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Mais artigos de Nick Cunningham

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x