Siga a AEPET
logotipo_aepet
Vários autores; Autor sem foto
Elijah J. Magnier

Um Novo Acordo Nuclear Irã-EUA está Preparado, mas "o Diabo Estará nos Detalhes"

Irã e EUA não estão longe de chegar a um acordo nuclear após uma iniciativaeuropeia para quebrar o impasse devido ao que cada lad

Publicado em 03/12/2021
Compartilhe:

Irã e EUA não estão longe de chegar a um acordo nuclear após uma iniciativa  europeia para quebrar o impasse devido ao que cada lado havia definido como "exigências impossíveis".
 
Fontes que participaram da última negociação no Irã disseram que "os enviados europeus se reuniram com a equipe do Ministério das Relações Exteriores iraniano responsável pela negociação de Viena e ofereceram uma nova proposta já que os EUA acham impossível atender às exigências iranianas".

O Irã pediu uma garantia dos EUA de que nenhum futuro presidente se livrasse do acordo nuclear e que todas as sanções seriam levantadas. Ao falar com o enviado europeu – que a fonte não especifica – o Irã pediu aos Estados europeus que garantissem que a França, o Reino Unido e a Alemanha cumprissem o acordo nuclear, independentemente da posição atual ou futura dos EUA. De acordo com a fonte, a Europa rejeitou a proposta e disse que não tem poder para se posicionar contra a vontade dos EUA e não gostaria de se encontrar em uma posição semelhante à de 2018 (quando Trump tirou os EUA do acordo).

O enviado europeu propôs – confirmou a fonte – que os EUA levantariam todas as sanções impostas pelo Presidente dos Estados Unidos, excluindo as sanções impostas pelo Congresso. Todos os bens congelados iranianos serão devolvidos ao Irã, e nenhum país será sancionado por negociar com o Irã. Em troca, o Irã congela todo seu enriquecimento nuclear e vende a maior parte dos 17,7 quilos, e retorna ao acordo de 2015 – assinado pelo Presidente Barack Obama – sem destruir nenhuma de suas instalações nucleares. O acordo, como proposto, seria válido por apenas três meses e seria automaticamente renovado se nenhuma das partes o violar.

O Presidente Joe Biden gostaria de aproveitar a conquista se todas as partes concordarem, contornar muitas das condições prévias e registrar uma vitória interna que ele mesmo poderia aproveitar para as próximas eleições de meio de mandato, previstas para novembro de 2022. Ele fechou os olhos para a venda de petróleo no Irã devido a sua necessidade.

Fonte: ejmagnier.com

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Mais artigos de Elijah J. Magnier
Nenhum artigo encontrado

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x