Siga a AEPET
logotipo_aepet

A queda do preço do petróleo é iminente se Moscou diz "não" à extensão do acordo da Opep

À medida que se aproxina a reunião de 30 de novembro em Viena da OPEP

Publicado em 21/11/2017
Compartilhe:

e seus parceiros no acordo de redução da produção de petróleo, a preocupação retornou entre os comerciantes: um dos fiadores do acordo pode decidir sair no negócio em vez de participar de outra extensão.
Estamos falando sobre a Rússia, o maior produtor e exportador do mundo, que muitos acreditavam ter jogado a OPEP e, especificamente, seu líder, a Arábia Saudita, concordando com uma redução relativamente menor da produção em sua alta taxa de produção.
Notícias surgiram na semana passada de que a Rússia está considerando um atraso na decisão de ampliar o corte. Depois do ministro da Energia Alexander Novak ter insinuado, mais que uma vez, a partir da perspectiva de Moscou, que esta decisão está longe de ser urgente. Com um orçamento com base no Brent em US $ 40, a Rússia está realmente em um ponto positivo em comparação com seus parceiros no negócio: ele pode permanecer no preto a qualquer preço acima de US $ 40.
Mas pode haver outro motivo para Moscou optar por sair da extensão. Os preços mais baixos do petróleo poderiam ser mais benéficos para a economia russa. O analista da Macro-Advisory Chris Weafer enumera seis formas pelas quais os preços mais baixos do petróleo seriam melhores para a Rússia.
Para começar, quanto maior o preço do petróleo, maior o risco de outro colapso pelo caminho. Quanto mais caro o petróleo, mais produtores investirão em nova produção, levando a uma repetição do colapso de 2014. Ou os preços podem simplesmente dar um mergulho uma vez que o acordo da OPEP termina, o que deve ocorrer algum momento.
Um preço do petróleo mais alto provavelmente comprometeria uma reforma orçamentária atualmente em curso, que visa controlar as despesas. Mais importante ainda, os esforços de diversificação econômica da Rússia podem ser comprometidos se os preços do petróleo permaneçam mais altos , isto vale não apenas não apenas para a Rússia, mas para todas as economias dependentes do petróleo.
De acordo com Weafer, isto enquanto a energia renovável não desempenha papel relevante. Ele diz que sufocar investimentos em energia renovável é mais uma razão para Moscou querer baixar os preços do petróleo: com os preços do petróleo são mais altos, a energia renovável mais atrativa se torna.
Mais uma razão é que Moscou prefere manter o rublo mais barato, pois isso estimula as exportações, limita as importações e aumenta a competitividade. Tradicionalmente, a moeda russa seguiu os movimentos de Brent de perto, mas este link já foi cortado graças a um mecanismo de regras fiscais empregado pelo Ministério das Finanças da Rússia que envolve a conversão de mais rublos em divisas à medida que o imposto sobre a indústria do petróleo aumenta, pressionando a moeda local. Se, no entanto, o Brent for alto o suficiente, pode haver um aumento no interesse especulativo em rublos, o que também levará a subida da moeda.
Todas essas razões fazem sentido para a Rússia. Todas essas razões fazem sentido para a Rússia. É improvável que eles sejam louvados pelos seus parceiros no acordo. Agora, de acordo com os analistas, a reunião da OPEP em 30 de novembro e a extensão do acordo que se espera que resulte disso é o vento mais importante para os preços do petróleo, já que o efeito das tensões no Oriente Médio começa a diminuir. Neste contexto, as consequências da Rússia se retirar uma extensão do acordo, além de março de 2018, são muito fáceis de adivinhar.

Fonte: Oilprice.com

Tradução: Alex Prado

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
Irina Slav
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x