Brasil gera mais de 90% de sua eletricidade de fontes limpas
O Brasil gerou 91% de sua eletricidade a partir de fontes limpas, acima da média global de 39%.
O Brasil gerou 91% de sua eletricidade de fontes limpas em 2023, com a hidrelétrica dominando a mistura com 60%. Sua participação de energia eólica e solar (21%) está acima da média global (13%) e de sua vizinha Argentina (12%), mas abaixo do Chile (32%).
Receba os destaques do dia por e-mail
O Brasil dependia de combustíveis fósseis para apenas 9% de sua eletricidade em 2023. Suas emissões per capita estavam bem abaixo da média global. Em 2023, teve a segunda menor intensidade de carbono de geração de eletricidade no G20.
As emissões do setor de energia do Brasil flutuaram significativamente nas últimas duas décadas, pois as condições climáticas oscilaram entre chuvas e secas, afetando a produção hidrelétrica. Uma combinação de clima chuvoso e forte crescimento em energia eólica e solar gerou energia fóssil recorde em fevereiro de 2023.
O Brasil já superou sua meta de atingir 84% de eletricidade renovável até 2030. O cenário de Emissões Líquidas Zero da AIE estabelece uma meta global de 60% de eletricidade renovável até 2030.
Com informações de Ember-energy.org
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.