CNPE aumenta mistura do biodiesel no óleo diesel
Coutinho: “com a elevação do teor de biodiesel, ganham as grandes corporações do agronegócio, frigoríficos e a agroindústria”
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou uma resolução para aumentar para de 10% para 12% da mistura de biodiesel ao diesel vendido no Brasil, com incremento de um ponto percentual ao ano, atingindo 15% em 2026.
Felipe Coutinho, engenheiro químico e vice-presidente da AEPET, faz a seguinte análise sobre a resolução:
“Em termos de qualidade, o aumento do teor de biodiesel na mistura com o diesel, pode piorar a qualidade da queima e as emissões, assim como aumentar os depósitos no tanque e no bico de injeção, mas isso depende da qualidade do motor e da tecnologia de injeção, além da qualidade do próprio biodiesel. Por outro lado, o biodiesel melhora a lubricidade da mistura com o diesel.
O biodiesel é mais caro que o diesel, o aumento da sua participação na mistura eleva o preço ao consumidor.
A justificativa para o uso do biodiesel passa pela redução do consumo relativo de petróleo, diminuição da emissão de CO2 e o incentivo a produção local, em especial por pequenos produtores. Mas a produção de óleo de soja e do sebo animal no Brasil, as duas principais matérias primas para a produção do biodiesel, são controladas por grandes grupos empresariais. A participação da agricultura familiar nessas atividades é irrisória.
Enquanto se exporta do Brasil mais de 50% da produção do petróleo, as refinarias brasileiras ficam ociosas pela prática de preços altos, pouco competitivos e que prejudicam o consumidor e a economia, com a manutenção da política do Preços Paritários de Importação (PPI), combustíveis são importados dos EUA e se eleva a participação do biodiesel no diesel de 10% para 12%.
Com a elevação do teor de biodiesel, ganham as grandes corporações do agronegócio, frigoríficos e a agroindústria.
Com a manutenção do PPI ganham refinadores e produtores de etanol dos EUA que são exportados para o Brasil. Ganham os importadores de combustíveis e as corporações que operam a logística de transporte dos combustíveis. Além das companhias seguradoras e os operadores portuários.”
Com a elevação do teor de biodiesel e a manutenção do PPI, perdem e pagam mais caro os brasileiros, perde a economia brasileira que reduz sua produtividade e competitividade, perdemos também com o aumento da inflação e a tendência recessiva que se acentua."
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.