Construção da P-80 'exporta' 395 mil empregos
Candidatos defendem volta do conteúdo local e fazer reparos de embarcações no Rio
O candidato ao Senado pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), André Ceciliano, visitou um estaleiro na cidade de Niterói nesta quarta-feira com o candidato ao governo do Rio Marcelo Freixo (PSB). Em conversa com os trabalhadores, eles defenderam o cumprimento da política de conteúdo local para retomada dos empregos da indústria naval. De acordo com o Sinaval, sindicato do setor, mais de 80% dos postos de trabalho no país foram perdidos desde 2014.
A política de conteúdo local consiste na exigência do uso da mão de obra nacional e dos estaleiros brasileiros para construção e reparo de embarcações e plataformas de extração de petróleo e gás. Atualmente, as empresas têm utilizado mão de obra internacional, ficando sujeitas ao pagamento de uma multa. Em 2018, a Agência Nacional de Petróleo regulamentou a concessão de "waivers", uma flexibilização do cumprimento do percentual de conteúdo local.
Nesta semana, a Petrobras divulgou que a plataforma P-80, na Bacia de Santos, será construída por um grupo empresarial de Singapura, e a expectativa é que as plataformas P-82 e P-83 também sejam construídas por empresas asiáticas. Isso significa exportar empregos. Segundo dados do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo (Ineep), cada bilhão de reais investido na construção de plataforma gera 26,3 mil empregos. Como a P-80 custará US$ 2,92 bilhões (aproximadamente R$ 15 bilhões), o governo Bolsonaro está deixando de gerar no Brasil quase 395 mil empregos.
"O presidente Lula já falou que vai exigir que as petroleiras tenham conteúdo local para retomar o crescimento da nossa indústria", disse Ceciliano. "Vamos exigir o cumprimento dessa medida para que a gente possa recuperar os 16 estaleiros privados e os dois públicos presentes no nosso estado."
"Vamos exigir também que uma parcela da frota que a Petrobras aluga, que são mais de 360 embarcações, possa fazer o reparo aqui no Rio de Janeiro. Com 20% dessas embarcações, já conseguimos recuperar os nossos estaleiros", comentou o candidato ao Senado.
Fonte: Monitor Mercantil
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.