Do Lira ao delírio
As investidas contra a Petrobrás seguem por toda parte do governo.
Na noite de segunda-feira, o Ministério de Minas e Energia publicou portaria incluindo a empresa no Programa de Parceria de Investimentos - olha o PPI de novo!. E o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, quer criar um projeto de lei, obrigando o BNDES a vender suas ações da Petrobrás.
Segundo o jornalista Luís Nassif, bastaria isso para a União deixar de ser controladora da empresa, e consumar-se o golpe, pior ainda do que o perpetrado por Pedro Parente, ao decidir administrativamente basear-se no Preço de Paridade de Importação (PPI) para os preços internos da Petrobrás.
Some-se a isto, as falas quase diárias do presidente Bolsonaro, culpando a Petrobrás pelo preço dos combustíveis, tentando colocar a população contra a empresa, na tentativa de justificar a decisão deste governo de vender os principais ativos nacionais, garantidores da Soberania Nacional.
Como disse o vice-presidente da AEPET, “O Brasil tem capacidade de produzir e refinar o seu petróleo no país. Mas a política de preços tem promovido a importação de combustíveis e a exportação de petróleo cru. Cerca de 50% do petróleo cru produzido no Brasil tem sido exportado, em grande medida por multinacionais estrangeiras. Enquanto isso, até 30% do mercado de combustíveis tem sido ocupado por importados, na maior parte dos Estados Unidos, com ociosidade proporcional do parque de refino brasileiro.” https://aepet.org.br/w3/index.php/conteudo-geral/item/7536-cinco-falacias-sobre-o-preco-paritario-de-importacao-ppi-praticado-pela-direcao-da-petrobras
Ainda este mês deve ser concretizada a venda da Eletrobras, deixando a geração e distribuição de energia elétrica no Brasil nas mãos de fundos de investimentos estrangeiros. Correios, Serpro, Dataprev, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal correm o mesmo risco.
E o que país tem colhido com essa política econômica neoliberal: inflação em dois dígitos, desemprego, volta ao mapa da fome, violência e descrédito internacional.
ENERGIZANDO
* O governo deixar de ser acionista controlador da Petrobrás não é tão simples como Arthur Lira tenta fazer parecer
** Privatização da Petrobras: Bolsonaro está emparedado entre eleitores e acionistas, diz coordenador do Ineep
*** Diante da ofensiva privatista, vamos às ruas contra a privatização da Petrobrás!
Receba os destaques do dia por e-mail
Cadastre-se para receber os principais conteúdos publicados pelo Jornalismo da AEPET.
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.