Eletrobras alerta acionistas sobre possibilidade de Lula reverter a privatização
A Eletrobras admitiu aos seus investidores que existe a possibilidade de ter sua privatização revertida pelo governo Lula.
A informação consta no chamado formulário 20F – documento que todas as companhias listadas em Bolsa de Valores americanas precisam registrar na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
A empresa explicou que o presidente pediu à Advocacia-Geral da União um estudo para avaliar os fundamentos legais para contestar dispositivos do estatuto da companhia. Veja abaixo o trecho em que a Eletrobrás fala sobre essa possibilidade:
“A nossa privatização ainda pode ser contestada formalmente pelo presidente recém-eleito e seus aliados políticos que se opõem a ela. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu declarações públicas questionando nossa privatização e solicitou formalmente à AGU a realização de um estudo para avaliar os fundamentos legais para contestar as disposições de nosso estatuto que limitam o exercício do direito de voto dos acionistas a até 10% do nosso capital social independentemente do número de ações ordinárias detidas por tal acionista, que foi incluído para garantir que somos uma “verdadeira corporação”.
E segue o comunicado da empresa: "Se o presidente conseguir contestar essas disposições, o governo brasileiro pode tentar recuperar o controle sobre nós, o que pode nos levar a reverter a privatização para voltar a ser uma empresa estatal. Se nossa privatização for contestada, podemos lutar para levantar capital e manter nossos investimentos e participação de mercado atual”.
Fonte: Petronotícias
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.