Esclarecimentos da AEPET quanto às opções oferecidas pela Petros
A Diretoria da AEPET, através de Diretores que participam do Fórum em Defesa da Petros
formado pelas Sindicatos e Associações das Federações: FNP-FUP-FNTTAA-FENASPE tomou conhecimento dos trabalhos desenvolvidos e que foram levados, como proposta, pelos representantes da FNP no GT Petrobras. Aprovada a proposta das Federações, o resultado foi informado pelo Coordenador do GT-Petrobras ao Presidente da Petros em 28-12 próximo passado, com o devido aval da Diretoria da Petrobras.
Agora, a Petros iniciará a tramitação do processo administrativo da segunda proposta do GT, que é a manutenção dos PPSPs R e NR (Planos do tipo BD) com outros formatos mais conservadores, garantindo todos os direitos contidos nos atuais PPSPs mantendo para assistidos e participantes os mesmos esforços com objetivo da eliminação imediata do PED assassino.
Para os que pagaram as contribuições extras, a proposta prevê o devido abatimento desses pagamentos através de valores compensados nas futuras contribuições normais.
Todas as explicações tanto em relação ao Petros 3, que foi a primeira opção apresentada pelo grupo dos representantes da Petrobras no GT, quanto em relação à proposta das Federações que é a dos PPSP R e NR “ Ajustados” serão prestadas oportunamente pela AEPET.
Temos então o Petros 3, um Plano CD puro, com total ausência de responsabilidade das patrocinadoras para com os assistidos, aprovado pelo Conselho Deliberativo da Petros, e esperamos ter da mesma forma os PPSPs BDs, com as patrocinadoras mantendo suas responsabilidades para com os assistidos, seguindo a tramitação legal até ser oferecido aos participantes e assistidos para decisão. Isso vai demorar alguns meses e possivelmente não acontecerá antes do final do primeiro semestre de 2019.
Repetimos: tanto, o Petros 3 como os PPSPs serão colocados com simuladores para serem analisados com total transparência por todos os participantes e assistidos, somente depois de serem cumpridos todos os formalismos administrativos e legais obrigatórios, os quais estaremos acompanhando e informando.
Como essa tramitação completa não deve acontecer antes de abril/maio de 2019, até lá muitas mensagens vão circular pela internet e pelo whatsapp e é preciso ter cuidado.
Em fevereiro ou março, dependendo do andamento do processo do Petros 3 e da proposta dos PPSPs R e NR “Ajustados”, a Diretoria da AEPET alugará um auditório e convidará seus associados para prestar-lhes as informações atualizadas e as orientações, inclusive da assessoria jurídica.
A recomendação continua a ser a mesma que é de manter a mobilização e atenção total, porque somente a UNIDADE nos conduzirá à vitória.
Importante lembrar que a AEPET está desde o início fomentando e obteve sucesso na construção dessa UNIDADE entre todas as entidades sindicais e associativas de petroleiros e marítimos.
A construção do FÓRUM EM DEFESA DA PETROS foi o resultado dessa construção. Todas as entidades de petroleiros e marítimos, sejam seus sindicatos, sejam suas federações de ativos e de aposentados, sem exceção, hoje participam desse Fórum. Esse é o principal trunfo que temos em nossas lutas: a unidade dos trabalhadores para lutar.
Desejamos a todos um FELIZ ANO NOVO
A Diretoria da AEPET
www.aepet.org.br
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.