Siga a AEPET
logotipo_aepet

Estratégia das finanças contra o desenvolvimento

“A empresa estatal de energia da Nigéria ganhou decisão judicial bloqueando temporariamente a Exxon Mobil Corp. de vender ativos no país

Publicado em 14/07/2022
Compartilhe:

para a Seplat Energy Plc. Juiz de Abuja, capital do país, concedeu à Nigerian National Petroleum Co. (NNPC) “liminar”, em 6 de julho, impedindo a Exxon “de concluir qualquer desinvestimento” para unidade que opera quatro licenças no país, disse a Seplat em declaração na segunda-feira. A produtora de Lagos concordou em adquirir a subsidiária da petrolífera americana por pelo menos US$ 1,28 bilhão em fevereiro.

A NNPC deseja bloquear a transação e assumir as permissões. A empresa estatal processou a Mobil Producing Nigeria Unlimited, em 5 de julho, pedindo ao Tribunal Superior do Estado que reconheça a disputa entre as partes e o direito de preferência ou ordene que levem o assunto à arbitragem, de acordo com a declaração da Seplat.

A Seplat, que não é parte no processo, disse que seu acordo com a Exxon “ainda é válido” e a empresa “continua confiante de que o assunto será levado à conclusão adequada de acordo com a lei”. Porta-vozes da Exxon e da NNPC não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A aquisição daria à Seplat a produção adicional em torno de 95.000 barris de óleo equivalente por dia com os ativos em águas rasas que a Exxon opera em joint venture com a NNPC. Por mais de uma década, as empresas petrolíferas internacionais ativas na Nigéria vêm transferindo grande parte de seu portfólio no país para players nacionais, a tendência que se acelerou recentemente. Uma ordem de um tribunal nigeriano também forçou a Shell Plc a interromper seus planos de vender todas as suas licenças terrestres restantes no país”.

Notícia da Bloomberg US Edition, 11/07/2022 (tradução livre).

Como entender esta notícia. Primeiro é necessário entender que a Bloomberg é uma das porta-vozes do sistema financeiro internacional, que move campanha de substituição energética no mundo.

Atualmente os combustíveis fósseis (óleo, gás, carvão) respondem por 82% do consumo mundial de energia (bp Statistical Review of World Energy, 71ª edição, 2022). Em 2021 todas as fontes primárias tiveram crescimento, a exceção da hidrelétrica. Mas as finanças insistem em reprimir o consumo das energias de origem fóssil, as mais baratas e mais facilmente utilizáveis para as atuais tecnologias industriais e de transporte, indispensáveis para superar o atraso de países latino-americanos, africanos, asiáticos e do Pacífico. Assim esperam que a ausência de tecnologia do petróleo em países africanos impeça seus desenvolvimentos, o que não é o caso brasileiro, enquanto for mantida a Petrobrás, excepcional caso de sucesso internacional.

ENERGIZANDO

*Novo site do Observatório está no ar

https://observatoriopetroleo.com/

**Com preço dolarizado na Petrobras, gasolina não cai o prometido por Bolsonaro

https://www.cut.org.br/noticias/com-preco-dolarizado-na-petrobras-gasolina-nao-cai-o-prometido-por-bolsonaro-b66f

***Bolsonaro sinaliza que poderá mudar novamente o comando da Petrobrás: "se tiver que trocar cinco vezes, eu troco"

https://www.brasil247.com/economia/bolsonaro-sinaliza-que-podera-mudar-novamente-o-comando-da-petrobras-se-tiver-que-trocar-cinco-vezes-eu-troco

 

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
Jornalismo AEPET
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x