Siga a AEPET
logotipo_aepet

Explosão do Preço do Petróleo - Brent Salta 20%

Os comerciantes se esforçaram para calcular qual seria o efeito sobre a cotação do petróleo,

Publicado em 16/09/2019
Compartilhe:

depois do ataque de drones, sábado, à "planta de processamento de petróleo mais importante do mundo". Na manhã desta segunda-feira o petróleo Brent reabriu para negociação, subindo quase 20%, maior salto em 28 anos.

Notas da Bloomberg afirmam que esse ataque resultou na pior das perturbações nos mercados de petróleo de todos os tempos, superando a perda do suprimento de petróleo do Kuwait e do Iraque em agosto de 1990, quando o Iraque invadiu seu vizinho do sul. Também excede a perda da produção de petróleo iraniana em 1979 durante a Revolução Islâmica, segundo dados do Departamento de Energia dos EUA ".

Além disso, à luz das notícias de que a interrupção na Arábia Saudita poderia durar meses , isso poderia ser apenas o começo. Como lembrete, de acordo com a diretora de pesquisa da Morningstar, Sandy Fielden, “o Brent poderia chegar a US $ 80 na segunda-feira, enquanto o WTI poderia chegar a US $ 75 ... Mas isso dependeria da atualização de dados da Aramco. O problema do suprimento não ficará claro imediatamente, já que os sauditas ainda podem entregar óleo a partir do estoque ".

É claro que, caso a Aramco confirme que a interrupção durará semanas, espera-se que o Brent continue subindo até o preço chegar a US $ 80 ou mais.

Abaixo está o resumo dos preços do estrategista de commodities do Goldman Sachs Damien Courvalin, que divulgou hoje quatro possíveis cenários de desligamento, e o preço que petróleo pode atingir em cada um:

Uma interrupção muito curta - uma semana, por exemplo - provavelmente elevaria os preços de longo prazo para refletir um prêmio de risco crescente, embora aquém do que ocorreu no outono passado, uma perspectiva de crescimento mais fraca e perspectivas de produtores não-OPEP de crescimento da produção em 2020. Esse impacto nos preços provavelmente poderia ser de US $ 3-5 / bbl.

Uma interrupção nos níveis atuais de duas a seis semanas , além desse movimento nos preços de longo prazo, veria um aumento da curva a termo do Brent (2 meses vs. 3 anos a frente) de US $ 2 a US $ 9 / bbl, respectivamente. No geral, o movimento esperado do preço seria entre US $ 5 e US $ 14 / bbl, proporcional à duração da interrupção (uma interrupção de seis meses de 1 mb / d seria semelhante a uma de seis semanas nos níveis atuais).

Se o atual nível de interrupção for anunciado para durar mais de seis semanas, esperamos que os preços do Brent subam rapidamente acima de US $ 75 / bbl, um nível no qual acreditamos que uma liberação de SPR provavelmente seria implementada, grande o suficiente para equilibrar esse déficit para vários meses e preços máximos nesses níveis.

Uma interrupção líquida extrema de 4 mb / d por mais de três meses provavelmente traria preços acima de US $ 75 / bbl para acionar tanto a grande oferta de xisto quanto as respostas à demanda.

Enquanto bancos de investimento como o Goldman Sachs estão elaborando os possíveis cenários de preços do petróleo, analistas de risco geopolítico estão observando as reações em Washington, Riad, Dubai e Teerã.

Em uma série de tweets no sábado, o secretário de Relações Exteriores Mike Pompeo rapidamente apontou o dedo para o Irã, alegando que não havia evidências de que o ataque tivesse sido causado por rebeldes houthis no Iêmen.

Enquanto isso, há muita especulação sobre de onde veio exatamente o ataque. Segundo a Reuters , especialistas em segurança do Kuwait estão investigando o avistamento de um drone em seu território, trabalhando em parceria com a Arábia Saudita e outros países após os ataques de sábado às refinarias sauditas.

Além disso, reportagens da mídia iraquiana sugeriram que o ataque às instalações petrolíferas sauditas veio do Iraque, mas essas alegações foram rapidamente negadas por Bagdá, prometendo processar qualquer pessoa que acuse o país como plataforma de lançamento de ataques na região.

Com todas as partes interessadas no Golfo Pérsico no limite, não é necessário dizer que qualquer ação de retaliação poderia fazer com que os preços do petróleo subissem além de US $ 80 por barril.

Original: https://oilprice.com/Energy/Oil-Prices/Oil-Price-Explosion-Brent-Crude-Jumps-20.html

 

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
Jornalismo AEPET
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x