Siga a AEPET
logotipo_aepet

Hedge Fund: o plano Petro-Yuan da China poderia ir além dos mercados de petróleo

O lançamento pela China de um contrato de futuros de petróleo cotado no yuan até o final deste ano chocou os investidores

Publicado em 25/10/2017
Compartilhe:

que não estiveram prestando atenção aos planos chineses, disse Adam Levinson, sócio-gerente e diretor de investimentos do gerente de hedge funds Graticule Asset Management Asia (GAMA) , à Bloomberg Television.

Em julho, o Shanghai International Energy Exchange, INE, uma subsidiária da Shanghai Futures Exchange, concluiu um estudo de quatro passos em futuros de petróleo bruto cotados em yuan e disse que iria realizar trabalhos preparatórios para a listagem de contratos futuros de petróleo bruto e tentaria iniciar o contrato até o final deste ano.

Este seria um "alerta" para corretores e investidores que não prestaram atenção aos planos chineses para criar o chamado petro-yuan e trocar o comércio de petróleo em petrodólares, de acordo com Levinson.
O contrato de petróleo com preço de yuan será uma espécie de ferramenta de hedge para empresas chinesas, disse Levinson à Bloomberg. O contrato de futuros do bruto em yuan também ajudará os chineses a tornar sua moeda mais internacional e amplamente utilizada no comércio global, observou Levinson.

Além disso, o gerente do fundo espera que as empresas chinesas de petróleo sejam investidores chave no próximo IPO de 5% na joia da coroa do petróleo da Arábia Saudita, Saudi Aramco.

Na tentativa de estabelecer o petro-yuan, a China está tentando persuadir o principal exportador da OPEP e o maior exportador, a Arábia Saudita, a aceitar o yuan por seu petróleo. Se os chineses conseguirem, outros exportadores de petróleo poderiam seguir o exemplo e abandonar o dólar americano como moeda de reserva mundial.

Tirar o comércio de petróleo ancorado em dólares norte-americanos levaria à diminuição da demanda por títulos dos EUA em todos os setores, disse Carl Weinberg, economista chefe e diretor-gerente da High Frequency Economics, à CNBC.
Weinberg acredita que os chineses "obrigarão" os sauditas a aceitar o comércio de petróleo no yuan.

Fonte: oilprice.com

Tradução: Alex Prado

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
Tsvetana Paraskova
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x