Inflação e juros sugam o patrimônio do povo brasileiro
Câmara dos Deputados promoveu nesta quarta-feira (30) a audiência pública voltada para discutir a Política de Juros no Brasil. Na oportunidade, foi abordado o Projeto de Lei Complementar (PLP) 104/2022, que busca estabelecer um limite legal para as taxas de juros no país.
Receba os destaques do dia por e-mail
A Comissão de Finanças e Tributação ouviu especialistas como Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, o professor Ladislau Dowbor, economista e professor da PUC São Paulo, Fernando Siqueira, diretor da Associação de Engenheiros da Petrobras (AEPET), e o professor Marco Antônio Mitidero, da Universidade Federal da Paraíba.
Foram convidados representantes do Banco Central e do Ministério da Fazenda que, no entanto, não compareceram. A ausência foi lamentada pelos participantes, já que são os principais órgãos responsáveis pela política de juros no Brasil e devem justificativas à sociedade brasileira pela desastrosa condução da política monetária que paralisa a economia do país.
Na sua apresentação, o Diretor Administrativo da AEPET, Fernando Siqueira afirmou que a inflação e os juros sugam o patrimônio do povo brasileiro. Para ilustrar isso, Siqueira mostrou a manipulação dos preços dos combustíveis, praticada após a adoção da política de Preço Paritário de Importação (PPI), em 2016, influindo de forma drástica no aumento da inflação. Seus dois objetivos: jogar a Petrobrás contra a opinião pública, visando privatizá-la, e permitir aos financistas do COPOM elevar os juros ao maior patamar do planeta.
A audiência proporcionou um espaço valioso para a exposição da verdadeira origem da inflação (preços administrados e de alimentos), dos problemas causados pelos juros altos e seu nocivo impacto às pessoas, empresas e à dívida pública. Dentre as soluções apontadas, sobressai o PLP 104/2022, que foi recebido de forma positiva pelos presentes e será levado adiante em debates futuros.
ENERGIZANDO
*Petrobrás planeja subsidiária na China
**Produção de petróleo e gás natural no Brasil alcança novo recorde em 2023, revela ANP
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.