Informações relevantes sobre os assistidos Petros ligados à Vibra (sucessora da Petrobrás Distribuidora)
A Petros divulgou nota sobre os ajustes exigidos pela PREVIC para permitir a implementação do Plano CD – FlexPrev pela VIBRA,
a ser oferecido aos participantes dos PPSPs e Petros -2 para migração.
A informação da Petros:
“O Conselho Deliberativo da Petros aprovou os ajustes solicitados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para autorizar a migração para o FlexPrev de ativos e assistidos de PP-2, PPSP-R e PPSP-NR ligados à Vibra.
As alterações solicitadas incluem ajustes nos regulamentos dos planos de origem, mas não interferem nas características do FlexPrev. As mudanças são pontuais, não modificando as condições de migração.
O processo, com as assinaturas de Petros e Vibra, já foi encaminhado para nova apreciação da Previc. Depois disso, será necessário aguardar a manifestação desse órgão de fiscalização para, só então, definir a data de opção pela migração.
Todos os ativos e assistidos de PP-2, PPSP-R e PPSP-NR ligados à Vibra seguirão sendo informados sobre o andamento do processo de migração para o FlexPrev. Para saber mais sobre o plano, acesse o hotsite. Confira também os e-books sobre temas relativos ao novo plano de contribuição definida.”
https://flexprev.petros.com.br/
A AEPET acompanhará essa implementação, em conjunto com a nossa Assessoria Jurídica, com vistas a outros esclarecimentos, visto que o FlexPrev é um plano de contribuição definida -CD que não conta com as garantias para cobertura de insubsistências patrimoniais pela patrocinadora VIBRA, como existem nos PPSPs e Petros 2.
Alertarmos que a oferta aos participantes e assistidos dos PPSPs e do Petros -2 poderá indicar a possibilidade da retirada do patrocinio, caso haja significativa migração.
Cabe lembrar que os participantes e assistidos dos PPSPs e Petros -2 patrocinados pela Petrobras resistiram a oferta de adesão ao Petros-3 que é o similar ao FlexPrev.
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE MUDANÇAS NO PLANO DE SAÚDE VIBRA - BRADESCO – PERSONAL VIII E PREMIUM TOP DENTAL
Uma assistida da PETROS se reportou à Vibra sobre o seu comunicado de 30.12.2021, abordando alterações no plano de saúde Bradesco. A título informativo, reproduzimos, abaixo o teor da resposta da Vibra, para amplo conhecimento. Estaremos agora submetendo à Assessoria jurídica para melhor exame.
As suas perguntas e as respostas da Vibra são as seguintes:
1) Antes pagava por utilização no pequeno risco e um valor fixo no grande risco. Quanto pagarei agora pelo titular e o dependente (valor discriminado para cada um)?
Resposta: Valor está disponível na tabela 2 do comunicado, nas faixas etárias correspondentes.
2) Sendo um "plano de mercado" já que vamos pagar por boleto a partir de março, precisaria ter uma tabela de valor por procedimento. O objetivo é fazer planejamento de pagamento/mês de consultas e exames.
Resposta: O valor de coparticipação está limitado a 20%, não existe uma tabela de procedimentos, pois os valores negociados pela operadora com a rede credenciada são diferentes.
3) Pela AMS, temos o grande risco com pagamento mensal, mas a sua utilização sem custo, com direito à UTI, sem custo adicional e tempo, tempo ilimitado. Será mantido?
Resposta: A AMS foi descontinuada em 2020. Eventos de alta complexidade (Grande Risco) está cobertos pelo valor da mensalidade sem repasse ao beneficiário.
4) Atualmente temos direito à livre escolha, com reembolso, já que com a migração para Bradesco, perdemos diversos profissionais. Será mantido e até quando?
Resposta: Não houve mudança com relação a livre escolha, importante pontuar que a rede de cobertura assistencial, teve aumento de 8 mil para 31 mil credenciados.
5) Pessoas portadoras de doenças como cardiopatias, diabetes, HIV, neoplasia maligna e outras, têm, pela AMS, cobertura de alguns medicamentos. Como fica pela Bradesco?
Resposta: A AMS foi descontinuada em 2020, na Bradesco temos o convênio farmácia e todos os medicamentos de cobertura obrigatória continuam no rol do plano.
6) É possível solicitar o credenciamento de médicos/dentistas e clínicas (com um ótimo currículo) que antes atendiam pela AMS, têm interesse em se credenciar, mas ainda não conseguiram?
Resposta: O profissional deve manifestar o interesse para Bradesco Saúde, a solicitação será analisada pela operadora.
7) Em quais datas serão fechadas as despesas para o pagamento no mês seguinte? Seremos informados com antecedência sobre os valores?
Resposta: Em anexo ao boleto de cobrança estará disponível o detalhamento das despesas.
8) Teremos acesso ao extrato detalhado (por procedimento), ao longo do mês para acompanhamento da utilização do titular e dependente?
Resposta: Sim, através do site da Bradesco e pelo boleto encaminhado.
9) Atualmente utilizamos a Funcional para compra de medicamentos com desconto em folha. Será mantida?
Resposta: Não houve alteração no benefício mencionado.
10) Essa modalidade atual permite inclusão de dependentes. Caso sim, como funciona?
Resposta: Sim, de acordo com os perfis elegíveis. Favor consultar o portal de benefícios.
https://www.vibraenergia.com.br/
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.