Siga a AEPET
logotipo_aepet

JP Morgan diz que século de dominância global do dólar está chegando ao fim

O dólar dos EUA terá dificuldades para continuar sendo a principal moeda internacional

Publicado em 29/07/2019
Compartilhe:

nas próximas décadas, uma vez que o poder crescente das economias asiáticas deverá prejudicar sua posição de liderança, previu o banco JPMorgan Chase, de Wall Street.

“O dólar americano tem sido a moeda de reserva dominante do mundo há quase um século ”, escreveu o estrategista do banco, Craig Cohen, em um relatório no início deste mês.
“No entanto, acreditamos que o dólar pode perder seu status de moeda dominante do mundo ... devido a razões estruturais e impedimentos cíclicos.”

Muitas outras moedas chegaram ao seu fim ao longo da história, graças a mudanças nos centros econômicos globais, que agora estão prestes a se mover em direção à Ásia, aponta o estrategista. Embora se acredite que a adesão da China ao status de superpotência global seja um dos fatores dessa mudança, ela não é a única.

A zona econômica asiática como um todo (da Península Arábica e da Turquia, no Ocidente, até o Japão e a Nova Zelândia, no Leste, e da Rússia, no Norte, e Austrália, no Sul) responde por dois terços do crescimento econômico global e 50% do PIB global. O crescente poder de compra da região impulsionará o número de transações fora do dólar, corroendo o status de moeda de reserva do dólar e estabelecendo as bases para sua substituição como moeda internacional dominante, de acordo com o banco.

“Em outras palavras, nas próximas décadas, acreditamos que a economia mundial passará do domínio dos EUA e do dólar para um sistema em que a Ásia detém maior poder”, conclui o JP Morgan. O único conselho aqui, de acordo com o banco, é livrar-se de "peso-pesado" dos dólares americanos em carteiras de investimento e diversificar. Enquanto alguns bancos estão trocando o dólar em favor do euro, outros preferem uma fonte mais estável de valor, o ouro.

Como a mudança iminente já está sendo sentida por alguns, a demanda pelo precioso metal amarelo atingiu seu auge, em quase meio século, em 2018. A Rússia e a China lideram a corrida ao ouro, tendo acrescentado 16 e sete toneladas, respectivamente, às suas reservas em seus bancos centrais em maio. Moscou e Pequim aumentaram suas reservas de ouro em mais de 70 toneladas nos primeiros cinco meses deste ano.

Original: https://www.rt.com/business/464928-dollar-dominance-over-jpmorgan/

 

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
Jornalismo AEPET
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x