Siga a AEPET
logotipo_aepet

Maranhão mostra teor colonialista do PNG Petrobrás

"Seremos um grande produtor de petróleo cru sem valor agregado e importador de derivados"

Publicado em 23/02/2018
Compartilhe:

Em entrevista ao site Petronotícias, o diretor da AEPET, Ricardo Maranhão, destaca o viés colonialista do Plano de Negócios e Gestão (PNG 2018-2022) da Petrobrás, já que as políticas de conteúdo nacional e o uso estratégico do petróleo para o desenvolvimento do país foram praticamente esquecidos. 

Maranhão destaca também que a política de preços para os combustívies da Petrobrás, "conforme todos veem nos jornais e sentem no próprio bolso", tem causado aumento no preço da gasolina e confusão no mercado por conta dos reajustes quase que diários. "Estamos gastando divisas absurdas comprando gasolina e diesel no exterior, quando você poderia produzir esses produtos no parque de refino do País, que está ocioso. A Petrobrás está sendo prejudicada, já que está perdendo mercado; e estamos despendendo divisas sem necessidade. É uma incongruência, uma insensatez e uma incoerência. Tudo isso para manter uma política equivocada e entreguista", protesta Maranhão.

Quanto ao programa de desinvestimento, ele pondera que a Petrobrás tem hoje de US$ 25 bilhões a US$ 30 bilhões em caixa, o que evidencia que a estatal tem uma capacidade extraordinária de gerar caixa e consegue pagar suas dívidas antecipadamente. "A empresa conseguiu uma proeza, em 2016, de lançar títulos no mercado internacional com 100 anos de vencimento. Ninguém empresta dinheiro com um prazo desses sem uma confiança absoluta nela", ponderou, lembrando que a consequência da postura entreguista da atual diretoria da Petrobrás resultará em desnacionalização.

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra

 

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
Jornalismo AEPET
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x