Movimento dos EUA para usar sua moeda como arma está destruindo o dólar no comércio internacional, diz Putin
A Rússia nunca quis se afastar do dólar, mas as políticas americanas a obrigaram a fazê-lo,
assim como muitos outros países, disse o presidente Vladimir Putin aos participantes do fórum da Semana da Energia da Rússia na quarta-feira (02).
As tentativas dos EUA de tratar sua moeda nacional como uma arma e usar os acordos em dólar como instrumento de pressão política são um grande erro, segundo o presidente russo. Ele explicou que as ações de Washington já forçaram muitos países, incluindo aliados dos EUA, a reconsiderar o dólar como moeda de reserva, enquanto os acordos em dólares já caíram de 50% para 45%.
“O dólar desfrutou de grande confiança em todo o mundo. Era quase a única moeda universal no mundo. Por alguma razão, os Estados Unidos começaram a usar os acordos em dólares como uma ferramenta política, para impor restrições ao uso do dólar ”, disse Putin à plateia.
"Eles [os EUA] estão mordendo a mão que os alimenta", disse Putin, acrescentando que as sanções apenas "minam a confiança no dólar, e que elas o estão destruindo com as próprias mãos?"
Moscou recentemente cortou pela metade a parte em dólar americano em suas reservas em moeda estrangeira. No entanto, esse movimento não é a escolha da Rússia, mas o resultado das sanções e restrições de Washington, já que Moscou e seus aliados querem se proteger e diversificar suas posições, segundo Putin. Assim, mais de 70% dos acordos entre os membros da União Econômica Eurasiática (EAEU), liderados pela Rússia, estão em rublos, enquanto muitos outros países estão mudando para pagamentos em moedas nacionais e não no dólar.
Original: https://www.rt.com/business/470060-us-destroys-dollar-putin/
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.