“O gás nunca fluirá através do Nord Stream 2”, diz ministro alemão
A Alemanha nunca mais poderá contar com a Rússia para o fornecimento de energia, e o projeto do gasoduto Nord Stream 2 nunca seguirá adiante,
disse Stephan Weil, ministro-presidente do estado da Baixa Saxônia, no noroeste da Alemanha.
A Alemanha suspendeu o projeto Nord Stream 2, liderado pela Rússia, em fevereiro, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a entrada de tropas na Ucrânia. Antes da invasão russa da Ucrânia, a construção do gasoduto estava completa, mas o Nord Stream 2 estava aguardando a liberação regulatória completa da Alemanha e uma revisão da União Europeia sobre sua conformidade com os regulamentos de energia da UE.
As revisões nunca foram feitas. A Europa e a Alemanha começaram a diversificar sua oferta de gás com mais cargas de GNL dos Estados Unidos e mais oferta da Noruega e do Norte da África.
A Alemanha, a maior economia da Europa e o maior cliente de gás da Rússia, continuou a importar gás via Nord Stream até que a Rússia o encerrou no início deste mês.
No início de setembro, após uma interrupção de três dias nos fluxos, a gigante russa do gás Gazprom disse que o Nord Stream permaneceria fechado indefinidamente e culpou as sanções ocidentais por essa situação.
Falando à mídia alemã esta semana, Weil, da Baixa Saxônia, disse: “A perda de confiança é tão fundamental que nunca mais haverá uma situação em que um governo alemão possa confiar na energia da Rússia”.
“O Nord Stream 2 nunca entrará em operação”, acrescentou Weil.
Na semana passada, Putin disse que a Rússia não tinha nada a ver com a crise energética da Europa e que, se a Europa quisesse mais gás, bastaria “apertar o botão” no Nord Stream 2 e “tudo começaria”, ou seja, suspender as sanções.
Enquanto isso, crescem os sinais de que a economia alemã está entrando em recessão, que se aprofundará à medida que nos aproximamos dos meses de inverno em meio à crise de gás natural e energia em curso, disse o Bundesbank, o banco central da Alemanha, em seu relatório mensal na segunda-feira.
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.