O preço do ouro explodirá e o dólar será liquidado
Peter Schiff foi dos poucos economistas que previu corretamente a crise financeira em 2008
Dez anos depois, ele vê outra crise a emergir: uma crise que pode levar ao crash o mercado de ações e liquidar o dólar.
"Prevejo um bocado mais do que apenas o mercado de acções afundar outra vez. Prevejo uma crise financeira mas, ainda mais importante, prevejo o que o governo faria em consequência da crise financeira e o que seriam as consequências disto devido ao caminho em que estamos. O crash real que mencionei no meu livro mais recente ainda está para vir", disse Schiff num artigo publicado pelo USAWatchdog.com , de Greg Hunter, e citado pelo ZeroHedge .
Segundo Schiff, o Fed dos EUA inchou uma bolha gigantesca, a qual é impossível estourar, mas quando estalar, as consequências seriam muito penosas para a economia e muito maiores do que o colapso de 2008.
"Penso que esta bulha é demasiado grande para estourar. Penso que é a mãe de todas as bolhas e quando estalar não há nada que o Fed possa fazer para inchar [ainda mais] a fim de mascarar estes problemas, o que significa que não podemos mais chutar a lata rua abaixo. Desta vez, a crise está em vias de atingir toda a gente na carteira", disse ele. Ele comparou os US$20 milhões de milhões (trillion) da dívida dos EUA com um camelo carregado com fardos de palha.
"Quantos fardos você pode colocar nas costas de um camelo? Você não sabe até o momento em que coloca o fardo final, que é demasiado e você quebra suas costas. Assim, podemos nós ir para uma dívida de US$25 milhões de milhões. Talvez. Em algum ponto vamos quebrar as costas do camelo com toda esta dívida. Então descobriremos quanta dívida podemos acumular e isto não vai ser bonito", disse Schiff.
"Toda a gente está em vais de perder. Toda a gente está em vias de ser varrido do que tem sido a festa no mercado de acções, no mercado de títulos e no mercado imobiliário. O dólar está em vias de afundar e o poder de compra em vias de ser varrido.
Schiff diz que o actual sistema financeiro também fracassaria na redução artificial dos preços de metais preciosos.
"Eles não podem continuar a fazer isto e a redução artificial do preço dos metais preciosos cessará. Saberemos quando no momento em que chegarmos a isso. Por quanto tempo mais podem eles manter contido o preço do ouro? Saberemos quando chegarmos lá. Em algum ponto o preço vai explodir porque há compra física real e todos esses papéis vendidos não podem camuflar isso", disse o gestor monetário.
De acordo com Schiff, o ouro é a alternativa real à moeda fiduciária (fiat money) e as pessoas começam a duvidar de que possam realmente confiar em bancos centrais.
"As pessoas não confiam em divisas fiduciárias... Cada vez mais pessoas estão à procura de alternativas e a alternativa real é o ouro. Quando elas o abraçarem, isto vai esmagar a capacidade dos bancos centrais para conter o preço. Nesse meio tempo, desfrute a prenda eles estão a dar", disse ele.
FONTE: Resistir.info
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.