Siga a AEPET
logotipo_aepet

Oddone (ANP): falacioso e entreguista

Pelo menos até 2040, petróleo se mantém como principal fonte primária de energia

Publicado em 24/10/2019
Compartilhe:

“Apesar de nenhum país ter se desenvolvido a partir da exploração, produção e exportação de petróleo cru por multinacionais estrangeiras, Odonne insiste em tentar convencer os incautos do contrário”. A afirmação é do presidente da AEPET, Felipe Coutinho, sobre declarações do diretor-geral da ANP, Décio Oddone, durante a 16ª Rodada de leilões do petróleo brasileiro, ocorrida no início do mês.

Para Oddone, o mundo vive uma “transição energética” e que o petróleo é um produto “a caminho da obsolescência”. Apesar disso, ele vê nos leilões uma oportunidade para gerar empregos e ainda preservar o meio ambiente. “O maior inimigo do meio ambiente é a pobreza”, comentou o diretor da ANP.

Falácias

A AEPET não subscreve essa opinião. Para a Associação, a ideia de urgência da produção do petróleo, ainda que por multinacionais e sem agregação de valor, está baseada em falácias.

“O petróleo é mais do que uma simples mercadoria negociada nas bolsas de valores. É um ativo estratégico para a defesa do Brasil e o desenvolvimento tecnológico e econômico da Nação”, frisa Coutinho, acrescentando que a produção de derivados de petróleo é crucial para garantir a mobilidade de pessoas e de cargas, aumentar a produtividade do trabalho e dinamizar a atividade econômica, além de viabilizar a cadeia de valor das indústrias petroquímicas, de fertilizantes e de transformação.

“O petróleo e seus derivados são recursos chave na geopolítica internacional e fundamentais para o complexo industrial-militar de defesa”, define o presidente da AEPET.

Citando os cenários de referência das instituições da indústria - Agência Internacional de Energia (IEA), Departamento de Energia dos EUA (DOE) – e publicações especializadas, Coutinho mostra que o petróleo continuará sendo a principal fonte primária de energia do mundo, no horizonte 2040.

Clique aqui para ler artigo de Felipe Coutinho, Décio Oddone (ANP) usa falácias para defender privatizações na Petrobrás

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
Jornalismo AEPET
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x