Petrobrás expande impulso na África e compra campo em São Tomé e Príncipe

Para a Petrobrás, o acordo do Bloco 3 se encaixa em seu plano de negócios para 2026-2030 e apoia uma lógica estratégica já conhecida: usar a exploração internacional seletiva para diversificar o portfólio, ao mesmo tempo em que reforça a reposição de reservas de petróleo e gás a longo prazo

Publicado em 20/04/2026
Compartilhe:

A Petrobrás está expandindo sua presença em São Tomé e Príncipe após assinar um contrato para adquirir uma participação de 75% no Bloco 3, na costa do país, da Oranto Petróleo, e assumir a operação da área, segundo a empresa. A transação reestruturaria o consórcio com a Petrobrás detendo 75%, a Oranto 15% e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Petróleo (ANP-STP) 10%, sujeita às aprovações governamentais e regulatórias de São Tomé e Príncipe.

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

A medida representa mais um passo no retorno da Petrobrás à exploração na África, estratégia que a gigante brasileira retomou em 2024. A Petrobrás já consolidou sua posição em São Tomé e Príncipe por meio de aquisições anteriores nos Blocos 10, 11 e 13, e posteriormente anunciou uma aquisição separada no Bloco 4, um esforço mais amplo para reconstruir as reservas por meio da exploração em áreas de fronteira e parcerias.

Isso é importante porque São Tomé e Príncipe continua sendo uma bacia de fronteira pouco explorada, onde grandes empresas e players regionais têm buscado exposição a projetos offshore de alto risco e alto potencial. Para a Petrobrás, o acordo do Bloco 3 se encaixa em seu plano de negócios para 2026-2030 e apoia uma lógica estratégica já conhecida: usar a exploração internacional seletiva para diversificar o portfólio, ao mesmo tempo em que reforça a reposição de reservas de petróleo e gás a longo prazo. Essa abordagem também está alinhada com a recente mensagem da empresa sobre o retorno à África após anos de atividade limitada fora do Brasil.

Embora a Petrobrás não tenha divulgado os termos financeiros, a transação lhe confere o controle de mais um ativo de exploração em uma bacia onde vem expandindo sua atuação de forma constante. Os investidores provavelmente se concentrarão em saber se a empresa conseguirá transformar essa posição ampliada em São Tomé em descobertas comercialmente viáveis, principalmente porque as empresas petrolíferas internacionais continuam a buscar o equilíbrio entre a exploração em áreas de fronteira e a disciplina de capital.

Fonte(s) / Referência(s):

Charles Kennedy
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigo
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x