Siga a AEPET
logotipo_aepet

Petroleiros querem mais conteúdo local na Petrobrás

FUP encaminha a Lula proposta para aumento de conteúdo local nas plataformas

Publicado em 09/02/2023
Compartilhe:

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) encaminhou ao presidente Lula e ao presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, uma proposta que prevê o aumento do nível de conteúdo nacional nas encomendas de plataformas da Petrobrás. Segundo a entidade sindical, o objetivo é estimular o desenvolvimento da cadeia local de fornecedores de bens, serviços e de máquinas e equipamentos. Atualmente, o índice de conteúdo local nas licitações de plataformas da Petrobrás é de 25%, mas esse índice já chegou a 40% no passado.

"Embora baixo, o percentual não é fácil de ser cumprido em função do modelo de licitação determinado pela empresa nos últimos anos, que, na prática, privilegiou encomendas no exterior", comentou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar. O sindicalista espera que a Petrobrás da Era Prates reformule as regras de licitação. "Os editais seguem normas de contratos únicos, e como os valores são muito elevados, girando em torno de R$ 15 bilhões por plataforma (cerca de US$ 3 bilhões), alijam empresas nacionais da competição, em favor de conglomerados estrangeiros, com estaleiros principalmente na Ásia", acrescentou.

O tema chegou a ser discutido no Grupo de Trabalho de Minas e Energia do governo de transição, do qual Bacelar e Prates fizeram parte. Uma das alternativas defendidas é a divisão dos contratos em diferentes partes (casco, obras de integração da plataforma, módulos), visando agregar concorrentes e, com isso, ampliar a presença de fornecedores brasileiros.

O Plano Estratégico da Petrobrás para o período 2023/2027 prevê a implantação de 18 plataformas marítimas (FPSOs) nesse período. "Porém, nada indica que haverá encomendas à indústria nacional. Para isso, os modelos de licitação terão que ser mudados, de forma a possibilitar a maior participação de estaleiros brasileiros", ponderou o dirigente da FUP. A entidade sindical defende a revisão do Plano da Petrobrás, de modo a refletir as prioridades da companhia no atual governo.

Fonte: Petronotícias

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
Jornalismo AEPET
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x