Siga a AEPET
logotipo_aepet

Saudi Aramco abriu sua caixa preta?

A Saudi Aramco, a maior companhia de petróleo do mundo,

Publicado em 02/04/2019
Compartilhe:

pela primeira vez, emitiu um relatório de bônus para os mercados financeiros, lançando alguma luz sobre sua estrutura financeira e administração.

Ao produzir o relatório, a gigante do petróleo forneceu uma visão geral da situação financeira da Arábia Saudita, já que cerca de 70% das receitas do governo estão atualmente ligadas à gigante do petróleo. Os insights produzidos são interessantes, mas a questão permanece se a Aramco se tornará a favorita dos investidores no futuro próximo.

Não há dúvida de que os analistas financeiros estão vasculhando os prospectos para encontrar informações que outros possam ter perdido. Os analistas de petróleo e gás estão ansiosos para aproveitar a nova percepção dos impostos que a Aramco está pagando à Arábia Saudita. Até agora, houve pouca transparência em relação aos acordos financeiros feitos entre a Aramco e o governo saudita. Com base no novo relatório, ficou muito claro para todos que a Aramco é um gigante, dominando uma vasta reserva de petróleo e gás e apresentando uma capacidade de rentabilidade e geração de receita que supera sua concorrência, e mesmo superando os favoritos do mercado de ações como a Apple ou Google.

Conforme declarado no relatório, a gigante do petróleo saudita teve um lucro líquido de US $ 111 bilhões no ano passado. De acordo com a agência internacional de rating Moody's, a Aramco espera usar os recursos para ajudar a financiar a compra de uma participação de 70% na SABIC, gigante petroquímica saudita. O gigante petroquímico é atualmente detido pelo fundo soberano da Arábia Saudita PIF e está avaliado em US $ 69,1 bilhões.

O lucro líquido da Aramco é quase o dobro do da Apple (US $ 59,4 bilhões, 2018), enquanto quase 6 vezes a ExxonMobil (US $ 20,8 bilhões) ou a Shell (US $ 23,4 bilhões). Ao mesmo tempo, as receitas totais da Aramco atingiram US $ 355,9 bilhões, com US $ 48,8 bilhões em caixa no final de 2018, com uma dívida total de US $ 27 bilhões.

Original: https://oilprice.com/Energy/Energy-General/Did-Aramco-Just-Open-Pandoras-Box.html

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
Jornalismo AEPET
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x