Snowden endossa acusação de que EUA explodiu gasoduto russo
Jornalista Seymour Hersh mostrou que mergulhadores da Marinha plantaram explosivos
O ex-analista da Agência de Segurança Nacional Edward Snowden tuitou o artigo inteiro do jornalista investigativo americano Seymour Hersh que mostra que a Marinha dos Estados Unidos esteve envolvida nas explosões do gasoduto Nord Stream, em setembro do ano passado. "Você consegue pensar em algum exemplo da história de uma operação secreta pela qual a Casa Branca foi responsável, mas fortemente negada?", questionou Snowden.
De acordo com Hersh, vencedor do Prêmio Pulitzer, os mergulhadores da Marinha dos EUA, em junho passado, operando sob a cobertura de um exercício da Otan, plantaram os explosivos acionados remotamente que destruíram três dos quatro oleodutos Nord Stream três meses depois.
A Casa Branca negou; a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, disse que o relatório era "uma ficção falsa e completa"; CIA e Pentágono igualmente negaram envolvimento.
"A decisão de Biden de sabotar os oleodutos ocorreu após mais de 9 meses de debates altamente secretos dentro da comunidade de segurança nacional de Washington sobre a melhor forma de atingir esse objetivo. Durante grande parte desse tempo, a questão não era se fazer a missão, mas como realizá-la sem nenhum indício claro de quem foi o responsável", disse Hersh no artigo.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, escreveu em seu canal no Telegram que Moscou "expressou repetidamente" sua crença de que os EUA e a Otan estavam envolvidos na sabotagem.
Fonte: Monitor Mercantil
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.