Comitiva da Arábia Saudita virá ao Brasil para conhecer e replicar programa Gás do Povo em países da África
Garantia de gratuidade para mais de 15 milhões de famílias, alcançando cerca de 50 milhões de pessoas.
Uma delegação da Arábia Saudita deve visitar o Brasil nos próximos meses para conhecer o escopo e o funcionamento do Programa Gás do Povo. A intenção é estruturar projetos a serem apresentados às Nações Unidas e avaliar a adoção de iniciativas semelhantes em países africanos.
O alinhamento da cooperação foi anunciado nesta terça-feira (14), em Riade, após reunião entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro de Energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman Al Saud.
A proposta prevê que a experiência brasileira seja utilizada como referência para a ampliação do acesso à energia moderna e segura, com foco na redução da pobreza energética e no fortalecimento de políticas sociais em regiões onde parte da população ainda depende de formas precárias de cocção, com reflexos sobre a saúde e a segurança alimentar.
Receba os destaques do dia por e-mail
O Programa Gás do Povo é uma política pública federal voltada à ampliação do acesso ao gás de cozinha no Brasil e à garantia de gratuidade na recarga do botijão de GLP de 13 kg para mais de 15 milhões de famílias, alcançando cerca de 50 milhões de pessoas.
A iniciativa busca reduzir o uso de combustíveis alternativos, como a lenha, e ampliar o acesso das famílias beneficiadas a uma fonte regular de energia. A implementação do programa ocorre de forma gradual e, até março de 2026, a estimativa é que o número anual de recargas varie entre quatro e seis, de acordo com o perfil de cada família.
Fonte(s) / Referência(s):
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.