Declínio de produtividade de campos de petróleo e gás está aumentando
Sem investimentos contínuos nos campos existentes, o mundo perderá o equivalente à produção de petróleo combinada do Brasil e da Noruega a cada ano
A taxa natural de declínio da produção dos campos de petróleo e gás do mundo está se acelerando, devido à maior dependência de recursos de shale e das profundezas da costa, informou a Agência Internacional de Energia nesta terça-feira (16). Isso significa que as empresas precisarão acelerar o ritmo dos investimentos apenas para manter a produção estável.
Receba os destaques do dia por e-mail
O relatório da AIE, que assessora os países industrializados, adverte que, sem investimentos contínuos nos campos existentes, o mundo perderá o equivalente à produção de petróleo combinada do Brasil e da Noruega a cada ano, com implicações para os mercados e a segurança energética, informou a agência em um comunicado.
“Apenas uma pequena parte do investimento em petróleo e gás ‘upstream’ é usada para atender aos aumentos na demanda, enquanto quase 90% do investimento ‘upstream’ anual é dedicado a compensar as perdas de fornecimento nos campos existentes”, disse o diretor executivo da AIE, Fatih Birol, no comunicado.
Fonte(s) / Referência(s):
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.