Siga a AEPET
logotipo_aepet

Preço do petróleo não deve retornar à marca dos 3 dígitos

Apesar do movimento desenfreado dos preços do petróleo em 2018

Publicado em 17/01/2019
Compartilhe:

- em que os ganhos no início do ano foram eliminados em vendas maciças no quarto trimestre - os profissionais de energia e bancos esperam que os preços do petróleo Brent não se desviem demais dos níveis atuais nos próximos anos cinco anos.


A previsão média de mais de 1.000 profissionais do mercado de energia pesquisados no início deste mês espera que os preços do petróleo fiquem entre US $ 65 e US $ 70 o barril nos anos de 2019 até 2023, mostrou a pesquisa anual da Reuters.


Para este ano, o maior número de profissionais do setor de energia, bancos, fundos hedge e de commodities, entre outros, esperam que os preços do Brent Crude cheguem a uma média de US $ 65 por barril, inalterados em relação aos levantamentos dos últimos três anos.


Os mais de 1.000 entrevistados, 26% dos quais estão diretamente envolvidos na produção de petróleo e gás, vêem o Brent com uma média de US $ 65 em 2020, embora US $ 70 seja uma segunda estimativa muito próxima, segundo a pesquisa de preços do petróleo 2019-2023,resultados compilados pelo analista de mercado da Reuters, John Kemp.


Entre 2021 até 2023, o preço médio do Brent é esperado em US $ 70 por barril.


Em comparação com as pesquisas de anos anteriores, muito menos profissionais de energia acreditam que os preços do petróleo retornarão ao território de três dígitos no curto a médio prazo. A produção recorde de petróleo bruto nos EUA diminuiu um pouco as preocupações de que uma crise de oferta estaria ocorrendo no início dos anos 2020, devido ao baixo investimento em petróleo convencional durante e após o crash do preço do petróleo de 2014-2015.


Segundo a última pesquisa da Reuters, apenas 3% dos entrevistados consideram os preços do Brent, em média, acima de US $ 90 no próximo ano. Para comparar, na pesquisa de 2016, um total de 13% dos profissionais de energia esperavam que os preços do petróleo ficassem em média US $ 90 por barril ou mais em 2020.


Na pesquisa deste ano, a projeção de preço médio para 2023 é de US $ 70 e a maioria das respostas varia entre US $ 60 e US $ 80. Essa previsão sugere que menos profissionais de energia agora temem que não haverá oferta de petróleo suficiente no mercado nos próximos cinco anos.


Como um todo, os profissionais de energia pesquisados pela Reuters esperam que os preços do Brent Crude não se desviem demais dos atuais US $ 60 por barril nos próximos cinco anos, com média de US $ 65 em 2019 e 2020 e US $ 70 entre 2021 e 2023.


Para 2019, os bancos de investimento têm previsões de preço do petróleo semelhantes aos resultados da pesquisa da Reuters.
Após a queda nos preços no quarto trimestre de 2018, os principais bancos de investimento de Wall Street revisaram suas projeções, mas a maioria deles prevê preços em 2019 entre US $ 60 e US $ 72,60 por barril. As previsões de preço bruto do WTI para este ano variam de US $ 49 no Citi para US $ 66,40 no JP Morgan Chase, com a maioria das estimativas apostando na faixa de US $ 55-66.


É claro que os bancos de investimento estão alertando que há alta incerteza sobre onde os preços do petróleo irão neste ano. Desvios desconhecidos incluem o ritmo de crescimento da demanda em vista da ainda não resolvida guerra comercial EUA-China (que pode não ser resolvida após a trégua terminar em março), a taxa de crescimento econômico global e o ritmo dos chineses na demanda de petróleo. Fatores de alta incluem o acordo entre a Opep e os aliados para uma nova redução de estoques, e os EUA não renunciam a impor sanções àqueles que quiserem comprar petróleo do Irã.


Mais recentemente, o Goldman Sachs reduziu sua previsão de preço do Brent para uma média de US $ 62,50 por barril este ano, abaixo de uma projeção anterior de US $ 70, devido à oferta abundante. O WTI terá uma média de US $ 55,50 por barril em 2019, em comparação com uma estimativa anterior de US $ 64,50 por barril, de acordo com a Goldman Sachs.


Bank of America Merrill Lynch manteve sua previsão de preço de US $ 70 para Brent este ano, esperando cortes da Opep + para reverter o excesso de oferta do quarto trimestre de 2018 em um "déficit ligeiro" em 2019. BofAML, no entanto, citou uma incerteza chave sobre os preços do petróleo este ano - uma desaceleração no crescimento econômico global de 3,5% para 2% poderia resultar na queda do Brent para US $ 35 o barril.


Enquanto no cenário de base, os profissionais de energia e bancos de investimento não vêem os preços do petróleo de 2019 se desviando muito dos níveis atuais, eles alertam que a principal preocupação de baixa no mercado de petróleo nos últimos meses - uma possível desaceleração do crescimento global - poderia exercer pressão descendente sobre o preço do petróleo.

Fonte: Oilprice.com

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
Tsvetana Paraskova
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x