O petróleo na geopolítica e nas finanças mundiais em novo livro do Ineep
Escrito pelo ex-presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli, livro terá lançamento no Rio em 3 de julho, na livraria Al Farabi

O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) lança, dia 3 de julho, às 18h, na livraria Al Farabi, no Rio de Janeiro, o livro “Geopolítica, Finanças e Petróleo: Dinâmica dos Preços 1920-2018” de seu pesquisador José Sérgio Gabrielli, que ocupou a presidência da Petrobrás de 2005 a 2012. Durante esse período, ele acompanhou de perto os movimentos que davam rumo às políticas mundiais de petróleo e esteve à frente da descoberta do pré-sal, evento fundamental para a indústria do petróleo no Brasil.
O livro de Gabrielli, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), percorre uma história de cem anos da indústria e começou a ser escrito logo após sua saída da Petrobras. A obra analisa as principais mudanças da indústria mundial do petróleo e já aponta para as transformações produzidas pela agenda da transição energética. Esse é, aliás, um dos temas ao qual o pesquisador tem se dedicado em palestras, estudos e artigos.
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.