Petrobrás irá contratar navios plataformas totalmente elétricos
Os projetos P-84 e P-85 não apenas aumentam a produção, mas também estabelecem um novo padrão para energia offshore mais limpa.

A Petrobrás está impulsionando a inovação em petróleo offshore por meio de uma parceria estratégica com a ABB e a Seatrium para desenvolver duas embarcações FPSO (Floating Production Storage and Offloading) totalmente elétricas, a P-84 e a P-85, destinadas aos campos de petróleo de Atapu e Sépia, no Brasil. Essas embarcações de última geração, cada uma com capacidade para produzir 225.000 barris de petróleo por dia, representam a primeira incursão da Petrobrás em plataformas offshore totalmente eletrificadas. O projeto visa aumentar a eficiência energética, reduzir as emissões e melhorar a flexibilidade operacional.
Receba os destaques do dia por e-mail
A ABB fornecerá sistemas elétricos e de automação avançados, incluindo o ABB Ability System 800xA, automação de subestações em conformidade com a norma IEC 61850 e eHouses modulares. O projeto estreará a tecnologia Is-limiter da ABB em operações offshore — crucial para evitar danos por curto-circuito e garantir a estabilidade do sistema elétrico sob demandas extremas. Componentes essenciais, como os quadros de distribuição UniGear ZS1, serão produzidos localmente na unidade da ABB em Sorocaba, apoiando as metas de conteúdo local da Petrobrás e contribuindo para a economia industrial do Brasil.
A Seatrium cuidará da engenharia e construção dos FPSOs, em estreita colaboração com a ABB para atender aos complexos requisitos offshore e rigorosos padrões de segurança. Este esforço conjunto destaca uma sinergia global de engenharia que combina automação digital e fabricação offshore em larga escala.
Fonte(s) / Referência(s):
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.