Petroleiros da Bahia celebram 80 anos do primeiro poço de petróleo do Brasil
No dia 14 de dezembro, o primeiro poço que jorrou petróleo no Brasil completa 80 anos,
ainda ativo e gerando riquezas para o estado da Bahia, onde está localizado. Candeias é símbolo de uma era onde a Petrobrás foi pensada e criada para ser instrumento de desenvolvimento e soberania nacional.
"Oitenta anos de história, 80 anos fazendo parte da vida das pessoas e gerando economia para a Bahia e Brasil! É isso que pensamos quando falamos da descoberta do primeiro campo de petróleo do nosso país! E essa história começa aqui em Candeias, Bahia", destaca a campanha do Sindipetro Bahia, que realiza em dezembro uma série de atividades para comemorar essa façanha.
Na contramão da história, a gestão da Petrobrás no governo Bolsonaro privatizou Candeias e praticamente todos os campos de petróleo da Bahia, assim como vendeu pela metade do preço a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), a primeira unidade de refino adquirida pela estatal.
"A exploração do poço de Candeias foi o pontapé inicial para a criação da Petrobrás com as atribuições de pesquisa, exploração, refino, transporte e sistema de dutos, empresa que chegou a ser, no governo Lula, a quarta maior do mundo em valor de mercado, e hoje, vem sendo desmontada e vendida pelo governo Bolsonaro. Um crime e uma afronta à soberania nacional", criticou o Sindipetro Bahia, em nota divulgada em dezembro de 2020, após a empresa ter vendido o Campo de Candeias junto com outros 13 ativos de produção terrestre do Polo Recôncavo, que foi entregue com toda a estrutura de extração, tratamento e processamento de produtos.
A empresa proprietária do primeiro poço de petróleo do Brasil é a Ouro Preto Energia Onshore, subsidiária da 3R Petroleum, que vem sendo beneficiada pelas privatizações na Petrobrás. A petrolífera já adquiriu ativos de exploração de petróleo que pertenciam à estatal na Bahia, no Rio Grande do Norte, no Ceará, no Espírito Santo e na Bacia de Campos.
Para marcar a data, o Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás – integrado por AEPET-BA, ASTAPE-BA, Sindipetro-BA e ABRASPET, convida para a Audiência Pública “80 anos de exploração de petróleo no Brasil – do Candeias 1 ao pré-sal e política de preços dos combustíveis”, que acontecerá na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na quarta-feira 15 de dezembro, às 9h.
Em função da pandemia, a audiência será semipresencial, com transmissão pela TV ALBA. O salão onde será realizado evento está limitado a 30 pessoas, por isso, caso prefira participar presencialmente, é necessário fazer solicitação prévia através do e-mail bahia@aepet.org.br ou pelos telefones (71) 3012- 4172 e (71) 98356-8081 (WhatsApp ou Telegram).
Receba os destaques do dia por e-mail
Cadastre-se para receber os principais conteúdos publicados pelo Jornalismo da AEPET.
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.