AIE: O mundo não está no caminho para triplicar a capacidade renovável até 2030
Agência, que tem errado todos seus prognósticos, insiste na eliminação dos combustíveis fósseis
Apesar do aumento nas adições de energia renovável, o mundo ainda não está no caminho certo para atingir a meta de triplicar a capacidade de energias renováveis até 2030, de acordo com o relatório Renewables 2024 publicado pela Agência Internacional de Energia (IEA) na quarta-feira (08).
Receba os destaques do dia por e-mail
A capacidade renovável global deve crescer 2,7 vezes até 2030, superando as ambições atuais dos países em quase 25%. Mas ainda fica aquém de triplicar, disse a agência que defende um rápido afastamento dos combustíveis fósseis.
Embora as políticas de segurança climática e energética tenham aumentado a atratividade das energias renováveis, tornando-as competitivas em termos de custo com a geração de energia fóssil, "isso não é suficiente para atingir a meta de triplicar a capacidade de energia renovável em todo o mundo, estabelecida por quase 200 países na cúpula climática COP28", disse a AIE.
O principal argumento da agência, assumindo as políticas existentes e as condições de mercado, prevê que 5.500 gigawatts (GW) de nova capacidade renovável se tornem operacionais até 2030. Isso implica que as adições globais de capacidade renovável continuarão a crescer a cada ano, atingindo quase 940 GW anualmente até 2030 – 70% a mais do que o nível recorde alcançado em 2023, disse a AIE.
Espera-se que a energia solar fotovoltaica e a eólica juntas sejam responsáveis por 95% de todo o crescimento da capacidade renovável até o final desta década devido à sua crescente atratividade econômica em quase todos os países.
Como resultado dessas tendências, espera-se que quase 70 países que coletivamente respondem por 80% da capacidade global de energia renovável alcancem ou superem suas atuais ambições renováveis para 2030. Mas isso ainda ficaria aquém da promessa da COP28 de triplicar a capacidade de energias renováveis.
O crescimento está lá, mas os governos precisam impulsionar seus esforços para integrar fontes renováveis variáveis em sistemas de energia, disse a AIE, observando que as taxas de redução da geração de eletricidade renovável têm aumentado substancialmente recentemente, e já estão chegando a cerca de 10% em vários países.
Em um relatório separado no mês passado, a AIE disse que a meta global de triplicar a capacidade de energia renovável até o final da década ainda está ao alcance, mas investimentos massivos em redes de energia e armazenamento de energia seriam necessários.
Fonte(s) / Referência(s):
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.