Equinor se compromete a zerar emissões de CO² até 2050
A gigante estatal norueguesa Equinor anunciou sua ambição de se tornar uma empresa com emissões líquidas zero até 2050.
Essa meta inclui emissões de produção e de consumo final de energia. Isso representa uma clara diretriz estratégica e demonstra o contínuo comprometimento da Equinor com a criação com valor de longo prazo, em apoio ao Acordo de Paris. A Equinor está se preparando para uma diminuição gradual na procura mundial de petróleo e gás por volta de 2030 em diante. A criação de valor, e não a substituição de volume, será a orientação das decisões da companhia.
Na contra-mão, a Petrobrás segue desistindo de ser uma empresa integrada de energia, para focar apenas na exploração e produção de óleo e gás.
A longo prazo, a Equinor espera produzir menos petróleo e gás do que hoje. Para desenvolver a Equinor enquanto empresa, as energias renováveis serão uma área de crescimento significativo. A Equinor já estabeleceu ambições de crescimento rentável dentro das energias renováveis anteriormente e espera uma capacidade de produção de 4-6 Gigawatts (GW) em 2026 e 12-16 GW em 2035.
Anders Opedal, que assumiu a posição de Chief Executive Officer (CEO) e Presidente da Equinor, disse que “A Equinor tem o compromisso de ser hthtrrhtlíder na transição energética. É uma estratégia de negócios sólida para garantir a competitividade de longo prazo durante um período de profundas mudanças nos sistemas de energia à medida que a sociedade demanda emissões líquidas zero. Nos próximos meses vamos atualizar nossa estratégia para continuar agregando valor para nossos acionistas e para alcançar esta meta.” No início do ano a Equinor revelou seus planos de atingir neutralidade de carbono nas operações globais até 2030 e de reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GHG) na Noruega a praticamente zero até 2050. Ao mesmo tempo, a Equinor traçou uma estratégia baseada em valores para crescimento significativo em renováveis, assim como uma nova meta de intensidade carbônica líquida. Continuar a cumprir as metas de curto e médio prazo será fundamental para alcançar emissões líquidas-zero: “A Equinor tem demonstrado, há anos, sua capacidade de realizar suas ambições climáticas e tem um forte histórico na redução das emissões de petróleo e gás. Agora, estamos prontos para metas climáticas ainda mais ambiciosas, com o objetivo de alcançar a emissão líquida zero até 2050″, afirmou Opedal.
Fonte: Petronotícias
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.