Arábia Saudita desiste de abrir o capital da Aramco
Dois anos atrás, quando o IPO da Aramco, estatal saudita do petróleo, foi lançado pela primeira vez,
os banqueiros de Wall Street declararam uma orgia de honorários de uma semana: afinal, o IPO de mais de US $ 1 trilhão - o maior da história - resultaria em uma bonança de taxa de subscrição.
IPO (Initial Public Offering) é uma sigla para Oferta Pública Inicial. Como o próprio nome diz, é quando uma empresa vende ações para o público pela primeira vez. Isso também é conhecido como a abertura de capital.
No entanto, não era para ser e, em outubro passado, surgiram os primeiros relatos de que o IPO provavelmente não aconteceria devido às preocupações da Arábia Saudita sobre a transparência financeira, o local da listagem e a quantidade de informações que os investidores exigiriam da Arábia Saudita sobre seus depósitos de petróleo.
Então, dois meses depois que o FT informou que o IPO da Aramco "quase certamente não aconteceria", fontes da Reuters confirmaram nesta quarta-feira (22) que a Arábia Saudita cancelou a listagem de ações domésticas e internacionais da gigante petrolífera estatal Aramco.
Os consultores financeiros que trabalham na listagem proposta também foram dispensados, já que a Arábia Saudita muda sua atenção para uma proposta de aquisição de uma “participação estratégica” na fabricante local de produtos petroquímicos Saudi Basic Industries.
"A decisão de cancelar o IPO foi tomada há algum tempo, mas ninguém pode divulgar isso, então as declarações estão sendo divulgadas gradualmente dessa forma - primeiro atraso, em seguida, cancelamento", disse uma fonte saudita familiarizada com os planos do IPO.
Fonte: ZeroHedge
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.