Vários autores; Autor sem foto
Vaclav Smil

O que vejo numa turbina eólica

E ainda, embora elas explorem o vento, que é tão livre e verde quanto a energia pode, as próprias máquinas são puras encarnações de combus

Publicado em 27/06/2022
Compartilhe:

E ainda, embora elas explorem o vento, que é tão livre e verde quanto a energia pode, as próprias máquinas são puras encarnações de combustíveis fósseis.

Grandes caminhões trazem aço e outras matérias-primas para o local, equipamentos de terraplenagem abrem caminho para um terreno alto e quase inacessível, grandes guindastes erguem as estruturas, e todas essas máquinas queimam óleo diesel. Assim como os trens de carga e navios cargueiros que transportam os materiais necessários para a produção de cimento, aço e plásticos. Para uma turbina de 5 megawatts, o aço sozinho tem em média 150 toneladas métricas para as fundações de concreto armado, 250 toneladas para os cubos do rotor e nacelas (que abrigam a caixa de engrenagens e o gerador) e 500 toneladas para as torres.

Se a eletricidade gerada pelo vento fornecesse 25 por cento da demanda global até 2030 (previsão de atingir cerca de 30 petawatt-hora), então mesmo com um alto fator de capacidade médio de 35%, a energia eólica instalada de cerca de 2,5 terawatts exigiria cerca de 450 milhões de toneladas métricas de aço. E isso sem contar o metal para torres, fios e transformadores para as novas linhas de transmissão de alta tensão que seriam necessários para conectar tudo para uma rede.

Muita energia é gasta na fabricação de aço. sinterizado ou peletizado o minério de ferro é fundido em altos-fornos, carregado com coque de carvão, e recebe infusões de carvão em pó e gás natural. O ferro-gusa é descarbonizado em fornos de oxigênio. Em seguida, o aço passa por processos de lingotamento contínuo (que transforma o aço fundido diretamente na forma áspera do produto final). O aço usado na construção de turbinas incorpora tipicamente cerca de 35 gigajoules por tonelada métrica.

Para fabricar o aço necessário para turbinas eólicas que podem operar até 2030, você precisaria de combustíveis fósseis equivalentes a mais de 600 milhões de toneladas métricas de carvão. Uma turbina de 5 MW tem aproximadamente três aerofólios de 60 metros de comprimento, cada um pesando cerca de 15 toneladas. Eles têm balsa leve ou núcleos de espuma e laminações externas feitas principalmente de epóxi reforçado com fibra de vidro ou resinas de poliéster. O vidro é feito por derretimento de dióxido de silício e outros minerais óxidos em fornos a gás natural. As resinas são feitas com etileno derivado de hidrocarbonetos leves, mais comumente produtos do craqueamento da nafta, gás liquefeito de petróleo, ou o etano no gás natural.

A fibra final tem compostos de corpos da ordem de 170 GJ/t. Portanto, obter 2,5 TW de energia eólica instalada em 2030, precisaríamos de um rotor agregado de cerca de 23 milhões de toneladas, incorporando portando o equivalente a cerca de 90 milhões toneladas métricas de petróleo bruto. E quando tudo está em seu lugar, toda a estrutura deve ser impermeabilizada com resinas cuja síntese começa com etileno. Outro produto oriundo de petróleo necessário é o lubrificante para caixas de engrenagens de turbina, que deve ser trocado periodicamente durante a vida útil de duas décadas da máquina.

Sem dúvida, um bem localizado e bem construído parque de turbinas eólicas geraria tanta energia quanto a que foi incorporada em menos de um ano. No entanto, tudo isso será na forma de eletricidade intermitente - enquanto instalação e manutenção permanecem criticamente dependentes de energias fósseis. Além disso, para a maioria dessas energias - coque para fundição de minério de ferro, carvão e coque de petróleo para abastecer fornos de cimento, nafta e gás natural como matéria-prima e combustível para a síntese de plásticos e a fabricação de fibra de vidro, óleo diesel para navios, caminhões e máquinas de construção, lubrificantes para caixas de engrenagens, não temos não-fósseis substitutos que estariam prontamente disponíveis nas grandes escalas comerciais necessárias.

Por um longo tempo – até que tudo utilizado para produzir turbinas eólicas e células fotovoltaicas seja proveniente de fontes renováveis de energia - a civilização moderna permanece fundamentalmente dependente dos combustíveis fósseis.


Original: https://vaclavsmil.com/wp-content/uploads/15.WINDTURBINE.pdf

 

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigo
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Mais artigos de Vaclav Smil
Publicado em 28/06/2022

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x