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André Motta Araújo

Petrobras ou Família Vende Tudo

Os candidatos à Presidência da República que vão do espectro ideológico do centro à extrema-direita tem divulgado como plataforma a PRIVATI

Publicado em 02/04/2018
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Os candidatos à Presidência da República que vão do espectro ideológico do centro à extrema-direita tem divulgado como plataforma a PRIVATIZAÇÃO da Petrobras. O guru econômico do candidato Geraldo Alckmin, Pérsio Arida, um dinossauro neoliberal dos anos 90, ex-marido da musa das privatizações da Era FHC Elena Landau, banqueiro que enriqueceu após o Plano Real, tem na privatização da Petrobras, o carro chefe do programa econômico do candidato, como declarou sem subterfúgios em recente entrevista. Privatizações e reformas são a tônica das plataformas dos candidatos do centro e da direita, não há espaço para o desenvolvimento.

Mas será a privatização de grandes petroleiras estatais uma tendência mundial? DE MODO ALGUM, não é uma tendência e ao contrário, as estatais do petróleo estão crescendo.

Das 20 maiores petroleiras globais, as QUATRO primeiras são estatais, três chinesas e uma saudita, e na sequência há mais NOVE estatais, então das 20 maiores 13 são estatais, NENHUMA ESTÁ Á VENDA e tampouco vendendo pedaços no mercado.

Portanto privatizar empresa de petróleo estatal NÃO é uma onda, um projeto ou uma tendência global, os outros países NÃO ESTÃO PRIVATIZANDO suas estatais de petróleo.

Até os anos 60 o controle das reservas, da produção, do refino e do transporte de petróleo era detido pelas “majors”, sete grandes corporações americanas e europeias, as “Sete Irmãs”.

A partir da fundação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a OPEP, em 1960, ideia de Jose Perez Alfonso, Ministro do Petróleo da Venezuela, mas especialmente após os anos 70, o controle da produção e do mercado do petróleo passou para os países produtores, todos explorando o petróleo através de empresas estatais como a NIOC-National Iranian Oil Co., a ARAMCO, da Arabia Saudita, a PDVSA, da Venezuela, a STATOIL, da Noruega, a SONATRACH, da Algeria, a SONANGOL, de Angola, a PEMEX, do México, a RUSSNEFT, da Rússia, a KUWAIT OIL, do Kuwait, a IRAQ NATIONAL PETROLEUM, do Iraque.

A mudança com a criação da OPEP foi de grande significado geopolítico de que resultou hoje que 91,4% das reservas comprovadas de petróleo são detidas por empresas estatais, entre as quais a PETROBRAS (dados da Cambridge Energy Research, principal consultoria mundial de petróleo, presidida por Daniel Yergin). Assim, o controle das reservas mundiais está firmemente sob controle das empresas estatais de petróleo e não há qualquer movimento em direção a modelos privatistas dessas grandes empresas. A ideia de privatizar a PETROBRAS é completamente fora da lógica e da tendência do mercado mundial de petróleo.

Como linha auxiliar de quebra do controle da “majors” no mercado mundial de petróleo surgiram na esteira do movimento de ESTATIZAÇÃO das reservas e da produção as “tradings” de petróleo, hoje na casa do TRILHÃO de dólares de movimento, a GLENCORE, a VITOL e a TRAFIGURA, que funcionam como corretoras das estatais fora do controle das majors, portanto é todo um NOVO MERCADO criado pelo sistema estatal mundial de óleo.

As antigas “majors”, hoje quatro e não mais sete, se transformaram em outro tipo de empresas, tem poucas reservas, poucas refinarias e poucos navios tanques mas tem grande capital tecnológico e se tornaram prestadoras de serviços, explorando campos de terceiros mediante contratos de parceria ou de serviço, sem serem donas das reservas.

A ideia de privatizar a PETROBRAS, apregoada pelos gurus neoliberais dos candidatos de centro e da direita, não encontra amparo em nenhuma tendência global. Nenhum país produtor ou consumidor está vendendo sua estatal de petróleo. O controle dos recursos petrolíferos é considerado estratégico pelos grandes países. Ao contrário, estatais estão se expandindo internacionalmente, as três grandes chinesas, SINOPEC, PETROCHINA E CHINA NATIONAL PETROLEUM estão se espalhando pelo mundo, a STATOIL norueguesa tem grandes investimentos no Brasil, nenhuma delas está a venda, estão na verdade se fortalecendo.

O Governo Temer entregou a PETROBRAS e a ELETROBRAS a notórios privatistas batizados no PSDB, a Petrobras para Pedro Parente e a Eletrobrás para o grupo de Paulo Pedrosa, Secretario Executivo do Ministério de Minas e Energia. Pedro Parente era, até ser nomeado para a PETROBRAS, em 1º de junho de 2016, executivo do grupo BUNGE, uma das quatro do cartel das tradings agrícolas que dominam o agronegócio brasileiro, ao lado da CARGILL, ADM e LOUIS DREYFUSS. Já Paulo Pedrosa foi diretor do Grupo Equatorial, uma ramificação do antigo Grupo GP (Lehman), hoje conhecido como 3G, potencial comprador da ELETROBRAS, foi executivo de várias associações empresariais do setor de energia, todas representativas do capital privado, é portanto um privatista assumido que está no Ministério para privatizar o parque elétrico nacional e não para torná-lo mais eficiente ou expandi-lo.

O MITO DAS EMPRESAS “QUEBRADAS”

A principal narrativa do grupo ultraneoliberal a quem o Governo Temer entregou o controle das estatais, sem uma razoabilidade política até para os próprios interesses do MDB, os tucanos NÃO são aliados do MDB, a narrativa do grupo para justificar a privatização a toque de caixa é que as estatais estão “quebradas”. É uma LENDA repercutida pela mídia econômica SEM ANÁLISE, compram o mito embalado e sem abrir a caixa dos números.

A prova dos nove: Pedro Parente assumiu a PETROBRAS em 1º de junho de 2016. Uma semana antes a PETROBRAS vendeu em Nova York bônus de 5 e 10 anos de prazo no valor de US$6,5 bilhões, emissão “clean” sem nenhuma garantia, no mercado a DEMANDA FOI TRES VEZES MAIOR. Havia compradores fazendo fila (oversubscription) para o triplo desse valor. Se a PETROBRAS estivesse “quebrada” não haveria comprador nem para a emissão original mas houve demanda para o triplo do valor, o que significa que o discurso da “Petrobras está quebrada” é uma invenção para em um primeiro momento justificar a venda SEM LICITAÇÃO de valiosos ativos da empresa: a enorme rede de gasodutos e oleodutos, uma das maiores malhas do mundo, a BR Distribuidora, as subsidiárias da Petrobras no Exterior, as petroquímicas, já se fala em vender as refinarias, a Transpetro está sendo desmontada e vendida no varejo.

As vendas de ativos NÃO estão sendo executadas em leilão, é VENDA DIRETA sem licitação.

A mídia comprou a narrativa da PETROBRAS QUEBRADA e não fez nenhuma análise da real situação da empresa, uma das dez maiores petroleiras do mundo, dona do terceiro maior mercado mundial de combustíveis, só isso tem um valor extraordinário, a dominância do mercado brasileiro de combustíveis NÃO está no balanço mas vale uma fábula, é “ponto” da padaria, o fundo de comércio, a “marca” BR, um mercado fabuloso de gasolina, etanol , diesel, gás industrial, gás de cozinha, lubrificantes, óleo pesado. Quanto vale esse MERCADO ?

A mídia com o grupo GLOBO à frente não está questionando a RAZÃO DA VENDA DE ATIVOS, qual a lógica empresarial de se vender pedaços fundamentais da empresa, como os DUTOS e FÁBRICAS DE FERTILIZANTES na Bahia e em Sergipe, grandes unidades produtoras cruciais para o agronegócio brasileiro, tornando-o dependente de importação (o grupo BUNGE, de onde veio Pedro Parente, é um dos maiores “players” do mercado mundial de fertilizantes). Um imenso retrocesso, as fábricas de fertilizantes foram um avanço na construção do potencial agrícola do Pais, são fábricas estratégicas e já foram DESLIGADAS, sob protestos de página inteira nos jornais da ABIQUIM-Associação Brasileira da Indústria Química, que alega ser ABSURDO o fechamento das duas fábricas de fertilizantes da PETROBRAS em um momento de grande expansão agrícola do Pais. O desligamento com o consequente desemprego é parte da estratégia para a venda das fábricas, provavelmente a preço de banana nanica, se é para vender porque fechar antes?

A VENDA DE ATIVOS DA PETROBRAS

Pedro Parente, ao contrário dos CEOs da maioria das empresas de petróleo do mundo, não é um especialista em petróleo. Veio para a presidência da PETROBRAS com um roteiro pronto e começou a operar desde o primeiro dia. Sua missão: ENCOLHER ao máximo a empresa, DESINTEGRANDO suas operações, completamente ao contrário do que fazem as petrolíferas de primeira linha, que procuram cada vez mais a integração entre produção, refino, transporte e comercialização. Essa INTEGRAÇÃO tem uma lógica, os projetos de petróleo exigem enormes investimentos e sua maturação é de longo prazo, é a COMERCIALIZAÇÃO que garante o caixa do dia a dia das empresas de petróleo, por isso TODAS as grandes petroleiras, privadas e estatais, tem um braço comercial muito expressivo, representado por uma rede de milhares de postos de combustíveis, é da logica do negócio. Mas a PETROBRAS de Pedro Parente esta vendendo a BR DISTRIBUIDORA, que é o “caixa” da Petrobras, é quem garante o capital de giro do sistema, não tem nenhuma lógica empresarial ou financeira, é um negócio sólido, gerador de caixa diário, é um negócio de abrangência nacional e com postos na Argentina e Paraguai, estes já vendidos no processo de desmonte.

Como diria o Príncipe de Talleyrand se dirigindo a Napoleão “Majestade, mais que um crime, é um erro”, referindo-se a um assassinato politico ordenado por Napoleão. Pedro Parente e o grupo que o nomeou para a missão de liquidar com a estatal e o sustenta no comando da empresa está cometendo mais que um crime, é um erro vender a BR, é um erro até para a lógica da privatização, a Petrobras perde seu pulmão financeiro.

A única explicação plausível é o plano de desintegrar o sistema PETROBRAS para vendê-la rapidamente por falta de caixa, vender a BR para enfraquecer financeiramente a PETROBRAS.

O CASO ELETROBRAS

Na mesma narrativa de “empresa quebrada” foi colocada a ELETROBRAS. Uma das dez maiores empresas elétricas do mundo e a maior em geração hídrica, com 164 usinas e 42.000 MW, a ELETROBRAS está no grupo das EMPRESAS ELETRICAS NACIONAIS, que garantem a energia de um Pais. Similares a ELETROBRAS são a EdF (Energies de France) e a ENEL, da Itália.

Na EdF a Estado francês tem 84,5% do capital, o valor de mercado está em torno de 40 bilhões de Euros, a EdF tem 145.000 empregados, seis vezes mais que a Eletrobrás, se o Estado francês quisesse privatizá-la faria um mega caixa mas nem sonha em cometer tal loucura, a EdF é uma coluna mestra da economia francesa, como é a ELETROBRAS para a brasileira.

Uma comparação de balanços com outras grandes empresas elétricas demonstra uma constante de endividamento em torno de 40% do valor do ativo. Geração de energia elétrica exige altos investimentos financiados por empréstimos a longo prazo, portanto é do padrão de empresas elétricas uma proporção de 40 a 50% de divida sobre ativo, no caso da EDP, Ontario Hydro, Hydro Quebec, Iberdrola, EdF. Isso não significa que a empresa está “quebrada”, é o modelo universal de empresa elétrica, mas no Brasil vendeu-se e a mídia comprou a ideia de que a ELETROBRAS está endividada e por isso deve ser privatizada.

O endividamento da ELETROBRAS está muito abaixo do padrão internacional para empresas elétricas, não chega a 20% dos ativos, ela não está quebrada e nem endividada, mas é preciso fazer circular essa lenda como justificativa para a privatização.

O VALOR DE MERCADO DA ELETROBRAS

O governo Temer fala em vender o controle da ELETROBRAS por R$12 bilhões, o que é uma piada. Por simples comparação de capacidade de geração, 42.000 MW em 164 usinas mais 65.000 km em linhas de transmissão, participação em mais de 150 SPEs, só de ATIVOS FISICOS em usinas hidroelétricas construídas, 50% de Itaipu, Angra 3, 234 estações transformadoras, só um valor de mercado de R$10 milhões por MW na geração representaria R$420 bilhões, MAS no balanço da ELETROBRAS não está o “preço” das concessões, um valor imaterial mas REAL porque é preciso pagar ao Estado para ter a concessão. A Usina São Simão da CEMIG foi relicitada e comprada por um grupo chinês que pagou R$12 bilhões pela concessão, dinheiro real apesar de ser um valor imaterial. Se adicionarmos o valor das concessões que a ELETROBRAS detêm chegaremos ao dobro do valor do ativo físico instalado.

Além da capacidade de geração hídrica e nuclear (através da Eletronuclear) a ELETROBRAS tem 65.000 km de linhas de transmissão, uma vez e meia a volta à Terra e 234 estações transformadoras, ativos de imenso valor diante do que R$12 bilhões são um troco de padaria.

O endividamento da ELETROBRAS é baixo diante do valor dos ativos, nem de longe chega perto do ratio 40% das grandes elétricas globais, como EoN, EDF, ENEL, Iberdrola, EDP.

A ideia de vender o controle da ELETROBRAS por R$12 bilhões é ridícula, é menos da metade do valor de custo de uma única usina, BELO MONTE, o valor não tem significância econômica para uma das três maiores empresas elétricas do mundo, só a concessão de uma usina antiga, a de São Simão, custou esse mesmo valor de R$12 bilhões, o que se pretende para toda a ELETROBRAS, hoje o maior sistema elétrico integrado do planeta.

Os privatistas não tem uma AVALIAÇÃO INTERNACIONAL para a ELETROBRAS, não tem uma MODELAGEM de privatização, material fundamental para se pensar em uma privatização de tal porte, na Era FHC as privatizações foram precedidas dessas etapas, AVALIAÇÃO e MODELAGEM, no caso da ELETROBRAS não se fala nessas etapas e deixa-se tudo VAGO, indefinido, não se sabe o que se pretende vender e em que condições, DE PROPÓSITO, na obscuridade pode-se vender o controle da ELETROBRAS pelo preço de uma rede de churrascarias, na linha do negocio da CEMAR, raiz do grupo Equatorial, vendida de graça, em troco da dívida através de uma operação politica obscura já aqui exposta.

A QUESTÃO DA INTEGRAÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO

Há uma outra questão que se opõe à ideia de privatização da ELETROBRAS. O Brasil, ao contrário da maioria dos países grandes, opera seu sistema elétrico nacional por um MODELO INTEGRADO, quer dizer que usinas da Amazônia despacham energia para o Sudeste e vice versa. Isso tem toda a lógica porque há um desbalanço no regime de chuvas entre o Norte-Nordeste e o Sul, quando falta água em um lado do País há água em outro, o que faz com que o parque hidroelétrico, que é o maior componente da matriz energética, tenha estoque de água no Sul enquanto falta água no Norte-Nordeste, então é um sistema de compensações e vasos comunicantes operando nacionalmente, o que não acontece, por exemplo nos EUA, onde cada região produz localmente sua energia com maioria de usinas térmicas na matriz energética, só 15% da matriz americana é de usinas hidro, que são estatais.

Esse é um modelo que depende de uma integração que deve ser operada por uma grande empresa estatal como centro do sistema e não por interesses privados, por sua própria natureza técnica e econômica, é um MODELO que deve ser estatal por sua própria natureza.

O SISTEMA INTEGRADO é absolutamente contra uma lógica de privatização da ELETROBRAS.

OS INTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO

As grandes estatais são instrumentos essenciais para o desenvolvimento. As estatais operam sob a LÓGICA DO ESTADO, de objetivos nacionais a longo prazo, as empresas privadas operam sob a lógica do resultado a curto prazo para satisfazer os acionistas. São dois modelos COMPLETAMENTE DIFERENTES, capitais privados querem usinas prontas e lucrativas, escolhidas a dedo, não existe uma empresa privada em outros países operando um SISTEMA NACIONAL INTEGRADO, essa é tarefa específica para uma empresa estatal, como a EdF.

Sistema nacional precisa conviver com o conceito de sistema e de não de lucro isolado.

OS GRANDES PROJETOS ELETRICOS NO BRASIL

Até 1930 a economia brasileira era totalmente dependente do capitalismo anglo-americano que dominava a eletricidade, os transportes urbanos, as ferrovias, o gás, a distribuição de combustíveis, os portos, a telefonia. Pesquisadores americanos (Walter Link e seu grupo) diziam que o Brasil não tinha petróleo. O suprimento de combustível ao Brasil era dominado pela Shell, pela Esso, pela Texaco, pela Atlantic e pelo Gulf. Foi Getúlio Vargas quem quebrou esse paradigma de dominância estrangeira em setores cruciais da economia através de instrumentos de desenvolvimento FORA DO MODELO ANGLO-AMERICANO de capital privado.

Quando começou a era da construção de grandes usinas no Brasil nos anos 50, as antigas concessionárias, a americana Bond & Share e a candadense Light & Power já não investiam em novas usinas há décadas, no interior de SP a luz era muita fraca e em muitas cidades se desligava às 10 da noite, o crescimento do Brasil entre 1945 e 1980 JAMAIS teria ocorrido sem as ESTATAIS elétricas ELETROBRAS, CESP e CEMIG, nunca o capital privado teria assumido o risco de tal magnitude de investimentos em grandes usinas hidroelétricas, as maiores do mundo, como Tucuruí, Sobradinho, Rosana, Porto Primavera, Três Marias, Ilha Solteira, Itaipu, Belo Monte, São Simão, compondo um sistema espetacular de energia limpa.

A República Velha, de 1889ª 1 930, era uma colônia dos banqueiros da City londrina. Os Ministros da Fazenda (com exceção de Vargas) eram banqueiros vinculados ao capital britânico, como Numa de Oliveira e Jose Maria Whitaker. Foi Vargas que quebrou o paradigma através de empresas estatais, SEM OS QUAIS O BRASIL NÃO SE DESENVOLVERIA.

As estatais brasileiras instalaram TODO O PARQUE DE ENERGIA ELETRICA HIDRICA do Brasil, hoje um dos três maiores do mundo (ao lado da Rússia e do Canada), o que jamais seria erguido pela iniciativa privada. O capital privado quer ATIVOS FUNCIONANDO e LUCRATIVOS e não desenvolver projetos do zero, porque o risco é muito alto.

A QUESTÃO DO FINANCIAMENTO

O núcleo privatista do Governo Temer (todos tucanos da Era das Privatizações de FHC) tem outra ferramenta para justificar as privatizações da PETROBRAS e da ELETROBRAS. Trata-se de estrangular o financiamento de novos projetos das empresas. Esse tipo de companhia não pode parar de desenvolver novos projetos, é parte do processo natural das empresas, mas para isso é preciso decisão governamental. Tanto PETROBRAS como ELETROBRAS tem enorme capacidade de alavancagem (leverage) porque tem FLUXO DE CAIXA GANTANTIDO, mas DE PROPÓSITO se nega às empresas autorização para novos financiamentos de longo prazo, o Brasil tem GRANDES LIMITES DE CRÉDITO SEM USO nos bancos multilaterais como Banco Mundial, BID, KfG, CAF, Eximbank do Japão e da Coreia do Sul. O atual governo NÃO autoriza as estatais a contratarem novos financiamentos a longo prazo para novos projetos sob a desculpa do “ajuste fiscal”, bloqueando de propósito o crescimento dessas empresas para torná-las menores e mais fáceis de vender.

PETROBRAS E ELETROBRAS sequer precisam de garantia da União para levantar financiamento, basta a garantia de seu fluxo de caixa. Se tiverem garantia da União a capacidade de alavancagem se multiplica por 3 a 5 vezes. Todo o parque hidroelétrico brasileiro e as onze refinarias construídas pela PETROBRAS foram financiadas sem qualquer dificuldade por empréstimos internacionais especialmente da França, do Japão e do Reino Unido.

Hoje as empresas na mira dos privatistas estão impedidas de novos financiamentos para demonstrar à opinião publica que só privatizando é que elas poderão crescer, é toda uma armação de engodos para justificar a privatização a qualquer preço e a toque de caixa.

O GRUPO PRIVATISTA TUCANO

Por uma decisão politica de difícil explicação o Governo Temer, eleito em uma chapa nacional desenvolvimentista, entrou em caminho oposto à chapa pela qual foi eleito.

Entregou TODA A ECONOMIA NACIONAL ao mais radical grupo neoliberal da Era FHC, pessoal que renega um papel independente ao Brasil, país gigante em dimensão geográfica, em recursos naturais, em expressão geopolítica. Esse grupo vê o Brasil como DEPENDÊNCIA natural dos EUA, pais ao qual o Estado brasileiro deve se subordinar sem restrições.

O PROJETO NEOLIBERAL BRASILEIRO

O próximo Presidente a ser eleito vai herdar uma armadura construída neste governo de transição para impedi-lo de sair da camisa de força neoliberal. Amarras estão sendo tecidas para manter a politica atual cujo único objetivo econômico é a INFLAÇÃO NA META, visando manter o valor dos ativos financeiros que garantem o rentismo, mesmo a custa de 26 milhões de desempregados e subempregados, essa é a META ÚNICA da politica econômica além das privatizações de tudo que puder vendido, incluindo aeroportos, parques, florestas, estradas, lembrando a Era Menem na Argentina, onde até o Jardim Zoológico de Buenos Aires foi privatizado dentro do projeto ultraneoliberal de Domingo Cavallo, que destruiu a economia argentina por uma década com seu projeto de neoliberalismo extremado e inconsequente.

O grupo neoliberal brasileiro espera que o novo governo eleito, seja qual for, não tenha alternativa a não ser manter o roteiro privatista, vão deixar tudo amarado e bem atado.

Todavia, como sempre, tudo depende da politica, havendo vontade politica muda-se tudo.

Fonte: GGN

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