Campo de Tupi alcança produção de 3 bilhões de barris
Relatório de produção e vendas da Petrobrás no terceiro trimestre destacou Tupi como o maior produtor do pré-sal
Principal campo produtor de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, Tupi alcançou no terceiro trimestre desde ano a produção acumulada de 3 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), ao longo de 15 anos desde a sua entrada em operação.
Se fosse um país, Tupi ocuparia a 20ª posição do ranking mundial de produção de óleo, à frente de Colômbia, Venezuela, Reino Unido e Argentina, por exemplo, segundo levantamento de 2023 da EIA.
Tupi foi o 1º campo do pré-sal a entrar em operação. Segundo o ex-deputado federal Ricardo Maranhão, o campo é operado pela Petrobrás, com 65% de participação, "infelizmente em parceria com as multinacionais Shell (25%) e Galp (10%)."
Receba os destaques do dia por e-mail
Segundo Maranhão, que foi presidente da AEPET, Tupi revelou a existência de um novo modelo exploratório até então desconhecido no mundo. Também impulsionou o desenvolvimento de uma série de tecnologias pioneiras, que trouxeram um legado de inovações para a indústria global.
Já a Petrobrás lembra que foi preciso superar uma série de desafios até então inéditos para o setor, já que o reservatório está localizado em profundidade total de até 7.000 metros, sendo 3.000 metros de rocha, 2.000 metros de sal, além de 2.000 metros de lâmina d’água.
"Somente no campo de Tupi operam atualmente sete plataformas de petróleo do tipo FPSO - Unidade Flutuante de Produção, Estocagem e Transferência de Óleo", arremata Maranhão.
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.