Confira a entrevista de Magda Chambriard ao Canal Livre
Presidente da Petrobrás garante que estatal voltou a pensar no longo prazo
Em entrevista ao programa Canal Livre dia 29 de dezembro último, a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, afirmou que a empresa busca contribuir com a autossuficiência do país na produção de diesel investindo em novas refinarias e otimizando a produção das já existentes, que estão operando com 97% da capacidade instalada.
Magda admitiu que o país precisa aumentar suas reservas estratégicas e destacou que, dos US$ 111 bilhões previstos para investimentos nos próximos cinco anos, US$ 80 bilhões serão destinados à produção de petróleo, gás e para o refino. Ela prevê que em 2035 o Brasil não será mais autossuficiente se não expandir sua produção e reservas. Apesar disso, se mantém otimista e lembra que nenhuma empresa privada teria feito os investimentos que resultaram na descoberta do pré-sal.
Com relação à Margem Equatorial, Magda afirmou estar segura de que a produção beneficiará a população numa das regiões mais carentes do país e que aquelas reservas estariam a mais de 500 km de distância da ilha de Marajó, não representando ameaça, como muitos pensam. “É o dobro da distância do pré-sal para a praia de Copacabana”, comparou.
Receba os destaques do dia por e-mail
A presidente da Petrobrás insistiu na defesa da nova política de preços dos combustíveis, apesar desta não estar ligada à realidade da autossuficiência, que permitiria a prática de preços mais baixos. “Os preços caíram e estão mais estáveis”, argumentou.
Magda negou que a distribuição de dividendos estaria sendo feita em detrimento dos investimentos e afirmou que somente as novas encomendas da companhia irão gerar 35 mil empregos nos diferentes estaleiros do país nos próximos cinco anos.
Clique aqui para assistir
Fonte(s) / Referência(s):
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.