Equinor investe US$ 1,3 bilhão para expandir o maior campo petrolífero da Europa
A gigante norueguesa de energia pretende manter um alto nível de produção de petróleo e gás na plataforma até 2035

A Equinor e seus parceiros decidiram investir US$ 1,3 bilhão (13 bilhões de coroas norueguesas) na expansão da Fase 3 do campo petrolífero Johan Sverdrup, no Mar do Norte, o maior campo produtor de petróleo da Europa Ocidental.
Receba os destaques do dia por e-mail
O plano de desenvolvimento da Fase 3 inclui dois novos modelos submarinos, que serão interligados à infraestrutura existente por meio de novos oleodutos. O investimento aumentará os volumes recuperáveis do campo em 40 a 50 milhões de barris de óleo equivalente (boe), com início da produção previsto para o final de 2027, informou a Equinor na terça-feira (01).
No ano passado, Johan Sverdrup estabeleceu um recorde de produção com 260 milhões de barris de petróleo, a maior produção anual de petróleo já registrada em um campo norueguês, afirmou a empresa.
"Um em cada três barris de petróleo da plataforma continental norueguesa agora vem do campo. A Fase 3 é uma contribuição importante para manter a alta produção de Johan Sverdrup nos próximos anos", afirma Marianne Bjelland, vice-presidente da Johan Sverdrup.
Johan Sverdrup iniciou a produção de petróleo bruto em 2019. O pico de produção é estimado em 755.000 barris por dia, significativamente superior às expectativas iniciais de pico de produção de 660.000 bpd. O pico de produção foi atingido pela primeira vez em setembro de 2024, quando Johan Sverdrup produziu 756.000 bpd. A produção do campo, por si só, representa um terço da produção total de petróleo da Noruega.
Estima-se que Johan Sverdrup tenha reservas de 2,7 bilhões de barris de óleo equivalente, e todo o campo está atualmente em produção. A Fase Um de Johan Sverdrup entrou em operação em outubro de 2019 e a Fase Dois entrou em operação em dezembro de 2022.
Graças aos altos níveis de eletrificação, Johan Sverdrup possui algumas das menores emissões de CO2 entre todos os campos petrolíferos do mundo, de acordo com a Equinor.
A gigante norueguesa de energia pretende manter um alto nível de produção de petróleo e gás na plataforma até 2035. A Fase 3 de Johan Sverdrup é um dos vários projetos que receberam uma decisão de investimento este ano que corrobora essa ambição, afirmou a Equinor.
Fonte(s) / Referência(s):
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.