Petrobrás anuncia investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia com retomada de fábricas de fertilizantes e construção de navios

Magda Chambriard e o diretor Claudio Schlosser participaram da entrevista coletiva para detalhar os novos investimentos

Publicado em 09/10/2025
Compartilhe:

A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, anunciou nesta quarta-feira a retomada dos investimentos da companhia na Bahia. Ao todo, a estatal deve destinar R$ 2,6 bilhões para encomendas ao setor naval do estado e para a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-BA). De acordo com a executiva, as duas fábricas voltarão a produzir fertilizantes já no início de 2026.

Como noticiamos recentemente, a Petrobrás contratou a Engeman para assumir a operação e a manutenção das duas unidades. Com o retorno das atividades das Fafens e da Ansa, no Paraná, a companhia estima ser capaz de atender cerca de 20% da demanda nacional de fertilizantes nitrogenados a partir do próximo ano.

Estamos voltando e aproveitando as facilidades instaladas, retornando à operação dessas unidades em prol de uma sinergia com a Ansa, que vai usar o resíduo asfáltico, e nas Fafens com uso do gás natural, que vem sendo cada vez mais produzido pela Petrobras e temos que zelar pelo seu consumo”, afirmou Magda.

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

Nesta quinta-feira (9), Magda participará de uma cerimônia com o presidente Lula na cidade de Maragogipe, para celebrar o contrato de construção de embarcações no Estaleiro Enseada.

Em dezembro do ano passado, a Petrobrás anunciou que o estaleiro baiano e a Tenenge foram selecionados como parceiros da Compagnie Maritime Monegasque (CMM) para a construção de seis navios híbridos multipropósito de 5.000 DWT (Platform Supply Vessels – PSVs/OSRVs). As embarcações terão contratos de 12 anos com a petroleira, assegurando sua utilização de longo prazo no apoio às operações offshore.

Durante o evento desta quinta-feira, também será assinado um protocolo de intenções para realização de estudos de viabilidade sobre o uso do canteiro de obras de São Roque do Paraguaçu como área de acostamento de plataformas em processo de descomissionamento.

Fonte(s) / Referência(s):

Jornalismo AEPET
Compartilhe:
guest
9 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigo
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

9
0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x