A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, anunciou nesta quarta-feira a retomada dos investimentos da companhia na Bahia. Ao todo, a estatal deve destinar R$ 2,6 bilhões para encomendas ao setor naval do estado e para a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-BA). De acordo com a executiva, as duas fábricas voltarão a produzir fertilizantes já no início de 2026.
Como noticiamos recentemente, a Petrobrás contratou a Engeman para assumir a operação e a manutenção das duas unidades. Com o retorno das atividades das Fafens e da Ansa, no Paraná, a companhia estima ser capaz de atender cerca de 20% da demanda nacional de fertilizantes nitrogenados a partir do próximo ano.
“Estamos voltando e aproveitando as facilidades instaladas, retornando à operação dessas unidades em prol de uma sinergia com a Ansa, que vai usar o resíduo asfáltico, e nas Fafens com uso do gás natural, que vem sendo cada vez mais produzido pela Petrobras e temos que zelar pelo seu consumo”, afirmou Magda.