Petrobrás ganha, pela quinta vez, o principal prêmio da indústria de óleo e gás
Inovação e tecnologia desenvolvidas pela competência do Corpo Técnico da empresa
Entregue desde 1971, o OTC Distinguished Achievement Award é um prêmio oferecido pela OTC, Offshore Technology Conference, a mais relevante entidade da indústria offshore - aquela envolvida com a exploração de petróleo no fundo do mar.
Receba os destaques do dia por e-mail
Uma espécie de "Oscar" da indústria de óleo e gás, é um prêmio que já reconheceu tecnologias inovadoras como o primeiro equipamento flutuante de perfuração, a primeira exploração realizada a mais de 6km de profundidade e diversos outros projetos disruptivos no campo da exploração de óleo e gás em alto mar.
E que, neste ano de 2024, mais uma vez reconheceu a capacidade criativa e inovadora do trabalho realizado pelo corpo técnico da Petrobras.
Programa de Renovação da Bacia de Campos
O prêmio reconhece a contribuição do Programa de Renovação da Bacia de Campos para a indústria mundial, com destaque para a revitalização do campo de Marlim, que impulsionou o desenvolvimento de um conjunto de tecnologias pioneiras para campos maduros em águas profundas. Esse avanço permitiu, em Marlim, a redução de 55% das emissões de gases de efeito estufa do escopo 1 (resultantes das operações da própria companhia).
A renovação da Bacia de Campos integra o maior programa de recuperação de ativos maduros em águas profundas no mundo. Com 49 anos de descoberta e 46 de produção, a bacia segue produtiva e estratégica para o país. Para se ter ideia, o programa adicionou em dezembro de 2023, mais de 230 mil barris por dia (bpd) à produção brasileira.
Cinco estatuetas por essa atuação
Além dos três prêmios recebidos por nossas inovações na Bacia de Campos (1992, 2001 e 2024), o desenvolvimento do pré-sal também foi reconhecido duas vezes. O primeiro deles foi entregue em 2015, pelas soluções pioneiras concebidas para o campo de Tupi – e, o segundo em 2020, pelas inovações desenvolvidas para o campo de Búzios.
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.