Rússia abandona o dólar americano: o maior produtor de petróleo escolhe o euro para todos os negócios futuros
Um dos principais produtores e exportadores de petróleo do mundo, a Rosneft
da Rússia, está trocando o dólar dos EUA por euros quando se trata de todos os negócios futuros.
A mudança na moeda padrão para todas as novas exportações de petróleo e produtos refinados é claramente visível nos documentos dos contratos de setembro publicados no site da Rosneft.
A mudança para euros limita a vulnerabilidade da empresa a possíveis sanções futuras dos EUA, informou a Reuters no dia 10.
“A Rosneft ajustou recentemente todos os novos contratos de suprimentos de exportação para euros. Fomos notificados ", disse à Reuters um comerciante de uma empresa que compra regularmente da Rosneft.
Mais três comerciantes confirmaram que a Rosneft escolheu o euro como a moeda padrão daqui para frente.
Como os preços de referência do petróleo são cotados em dólares americanos, a Rosneft está agora pedindo aos comerciantes que usem a taxa de câmbio euro / dólar da Bloomberg ao calcular o pagamento final.
"A Rosneft costumava ter o euro como uma das opções, mas desde o mês passado é a principal opção. Fomos notificados, mas ainda assim, é uma mudança considerável ", disse um comerciante.
A Rosneft é a maior empresa de petróleo da Rússia, exportando cerca de 120 milhões de toneladas de petróleo por ano.
A iniciativa da empresa de adotar euros parece ser uma resposta às ameaças dos EUA de impor sanções à gigante do petróleo por suas negociações com a Venezuela.
A companhia de petróleo da Rússia está envolvida na revenda do petróleo da Venezuela para os países asiáticos, o que permitiu que o país da América Latina ignorasse as sanções dos EUA.
Em julho e na primeira quinzena de agosto, a Rosneft "se tornou o maior comprador de petróleo venezuelano", informou a Reuters, citando fontes de negociação e dados do Refinitiv Eikon. "Foram 40% das exportações da companhia estatal de petróleo PDVSA [estatal venezuelana de petróleo e gás natural] em julho e 66% até agosto", informou a mídia.
Fonte: Kitco News
Receba os destaques do dia por e-mail
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.