Solar do Jambeiro apresenta dia 06/10 documentário sobre Vargas e celebra 70 anos da Petrobrás
Evento terá palestra de José Antônio Simões, diretor da AEPET. Beto Almeida (foto) assina o documentário “Vargas, a grande transformação”.
O Solar do Jambeiro vai receber no dia 06 de outubro, palestra sobre os 70 Anos da Petrobrás, em parceria com a AEPET, comemorando 70 anos da fundação de uma das principais realizações do presidente Getúlio Vargas: a Petrobrás a cargo do engenheiro José Antônio Simões.
Receba os destaques do dia por e-mail
Em seguida ao debate será realizada a exibição do documentário “Vargas, a grande transformação”, dirigido pelo jornalista Beto Almeida, no qual são analisadas as principais características que incidiram na formação da personalidade humana e política do ex-presidente Getúlio Vargas que, como o título argumenta, realizou a maior transformação econômica, política, social e cultural da história do Brasil moderno em seus governos.
O documentário, baseado na trilogia “ A Era Vargas” do escritor e jornalista José Augusto Ribeiro, narra o entorno familiar e regional em que Getúlio Vargas se constrói, seja num ambiente abolicionista e, também, de um proto trabalhismo gaúcho, que o leva a ingressar na política, depois de uma tentativa frustrada na carreira militar.
Entrevistas com José Augusto Ribeiro, Celina Vargas, neta do ex-presidente; o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; a auditora Maria Lúcia Fatoreli ; o sociólogo e escritor Ronaldo Conde Aguiar; o ex-presidente da Federação Sindical Mundial, Antônio Neto; a cantora Beth Carvalho e a ex-primeira dama Maria Tereza Goulart - analisam e dimensionam as transformações estruturais da Era Vargas, cuja envergadura possibilitou ao Brasil transitar do estágio de país agrário e atrasado para país industrializado dotado de direitos sociais,
trabalhistas e políticos que, ainda hoje, impactam a realidade e a agenda política brasileira.
O documentário “Vargas, a grande transformação”, que também tem depoimentos de Leonel Brizola e trechos de discurso do presidente Lula em homenagem ao grande estadista gaúcho, não tem finalidade comercial e além do Solar do Jambeiro, aqui em Niterói, será exibido em ambientes políticos e acadêmicos, sempre de forma gratuita. Também foi feito com o intuito de ser exibido em tevês comunitárias, universitárias, legislativas e públicas; sempre objetivando a educação política das novas gerações. Isto em oposição à sistemática guerra
midiática, em curso antes mesmo da morte de Vargas em 24 de agosto de 1954, para destruir a imagem pública do presidente e das conquistas econômicas e sociais da Era Vargas.
A sessão de lançamento do filme em Niterói será no Solar do Jambeiro, no dia 06 de outubro, às 19 horas, aberta ao público, logo após o debate sobre os 70 Anos da Petrobrás, que acontecerá às 18h.
Sobre José Antônio Simões:
Graduado em Estatística/Matemática na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), em 1974
Petrobrás ingresso via concurso público, em 1975, como Analista de Pesquisa Operacional.
Pós-Graduado em Pesquisa Operacional na UFRJ, em 1985
Petrobrás atuou também como professor de Geopolítica do Petróleo em cursos para novos empregados.
Atualmente diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET),membro do Conselho Diretor da José Marti (Casa Brasil-Cuba) e presidente do Centro Interprofissional de Apoio a Criança e Adolescente (CIACA)
Solar do Jambeiro
Museu em Niterói, Rio de Janeiro
Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.