EUA x Índia: não é o petróleo, é o Brics

Após esnobada da Índia, Trump eleva tom de ameaça dos EUA ao Brics tendo como pretexto a importação de petróleo

Publicado em 05/08/2025
Compartilhe:

Na semana passada, Trump anunciou tarifa de 25% sobre importações da Índia, decepcionando o “amigo”, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Nesta terça-feira, o presidente dos EUA ameaçou com aumento “muito substancial” nas próximas 24 horas, alegando compras contínuas de petróleo russo. Esqueçam o petróleo; o alvo de Trump continua a ser o Brics.

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

Na segunda-feira, após qualificar como “injustificadas e irresponsáveis” as críticas dos Estados Unidos e da União Europeia por importar petróleo russo, o Governo da Índia – um dos países fundadores do Brics – esnobou as ameaças dos EUA.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia explicou que Nova Deli começou a “importar (petróleo) da Rússia porque os suprimentos tradicionais foram desviados para a Europa após a eclosão do conflito”. As importações da Índia “têm como objetivo garantir custos de energia previsíveis e acessíveis para o consumidor indiano” e “são uma necessidade imposta pela situação do mercado global”.

Além disso, o governo indiano lembrou que as mesmas nações que o criticam “estão negociando com a Rússia”. O comércio entre a Europa e a Rússia inclui, além de energia, fertilizantes, produtos de mineração, produtos químicos, ferro e aço, maquinário e equipamentos de transporte. Quanto aos Estados Unidos, o Ministério indiano observou que eles continuam a importar da Rússia hexafluoreto de urânio para sua indústria nuclear, paládio para sua indústria de veículos elétricos, fertilizantes e produtos químicos.

“Como qualquer grande economia, a Índia tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar seus interesses nacionais e sua segurança econômica.”

Tal como o Brasil – outro fundador do Brics – a Índia poderá ver os EUA imporem as maiores alíquotas de importação. Trump também ameaça com sanções países que continuarem a manter comércio com a Rússia – sim, o “R” do Brics – ignorando as transações comerciais entre russos e estadunidenses.

Não há margem para dúvidas: na Briga EUA x Índia, o petróleo é pretexto para atacar o Brics.

Fonte(s) / Referência(s):

Marcos Oliveira
Compartilhe:
guest
3 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigo
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

3
0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x