Ibama e Petrobrás marcam teste decisivo para as atividades na Margem Equatorial
A simulação de emergência é considerada o último teste para liberação dos estudos exploratórios
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Petrobrás chegaram a um acordo para a realização da Avaliação Pré-Operacional (APO) na Margem Equatorial. A simulação de emergência é considerada o último teste para a liberação da perfuração do poço exploratório de petróleo no Amapá, na Margem Equatorial Brasileira.
Receba os destaques do dia por e-mail
O instituto propôs, nesta terça-feira (12), que a avaliação seja realizada no próximo dia 24 ou na semana dessa data. Segundo integrantes das duas áreas técnicas, ainda existem detalhes a serem alinhados antes de uma definição final.
A Petrobrás afirmou que “houve avanço” na reunião com o Ibama sobre o simulado. Embarcações e equipamentos contratados para a atividade estão em Belém (PA), à espera do aval ambiental.
A petrolífera disse que usará no poço “a maior estrutura de resposta a emergências para perfuração exploratória já utilizada pela companhia”, com tecnologias que “buscam garantir maior precisão, qualidade, produtividade e, especialmente, segurança nas operações”.
O poço programado para ser perfurado está localizado a mais de 500 km da foz do rio Amazonas e a mais de 160 km da linha costeira, em mar aberto. O plano estratégico da Petrobrás para o período de 2025 a 2029 prevê a perfuração de aproximadamente 30 poços na Margem Equatorial (sendo oito apenas na Bacia da Foz do Amazonas), área que vai do litoral do Amapá até o Rio Grande do Norte.
Com informações de Brasil 247 e Petronotícias
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.