BRICS afirma que o Ocidente deve pagar pela transição energética do Sul global

Enquanto isso, o presidente Donald Trump ameaçou impor tarifas adicionais de 10% aos membros do BRICs e a qualquer país que faça negócios com eles, acusando-os de "políticas antiamericanas"

Publicado em 07/07/2025
Compartilhe:
Foto: Joédson Alves, Agência Brasil

Os países mais ricos do mundo devem financiar a transição energética dos países mais pobres, afirmou o BRICS em um comunicado conjunto durante um encontro no Brasil.

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

“Enfatizamos que garantir financiamento climático acessível, oportuno e viável financeiramente para os países em desenvolvimento é fundamental para viabilizar transições justas que combinem ação climática com desenvolvimento sustentável”, afirmou o grupo em seu comunicado. “Ressaltamos que o fornecimento e a mobilização de recursos no âmbito da UNFCCC e seu Acordo de Paris são responsabilidade dos países desenvolvidos em relação aos países em desenvolvimento.”

No entanto, o BRICs também reconhece que o mundo ainda está a décadas de distância de abandonar o petróleo e o gás, especialmente em suas economias emergentes. "Reconhecemos que os combustíveis fósseis continuarão a desempenhar um papel importante na matriz energética mundial", afirmou o grupo em sua declaração conjunta, "particularmente para mercados emergentes e economias em desenvolvimento, e reconhecemos a necessidade de promover transições energéticas justas, ordenadas, equitativas e inclusivas, e reduzir as emissões de GEE em consonância com nossas metas climáticas e observando o ODS 7, e os princípios de neutralidade tecnológica e responsabilidades comuns, porém diferenciadas, e respectivas capacidades, levando em consideração as circunstâncias, necessidades e prioridades nacionais."

Enquanto isso, o presidente Donald Trump ameaçou impor tarifas adicionais de 10% aos membros do BRICs e a qualquer país que faça negócios com eles, acusando-os de "políticas antiamericanas". "Qualquer país que se aliar às políticas antiamericanas do BRICs pagará uma tarifa ADICIONAL de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção!", disse Trump no Truth Social.

A ameaça foi uma resposta à declaração conjunta do BRICs, que mencionou as tarifas como uma força disruptiva para o comércio global, "potencialmente exacerbando as disparidades econômicas existentes e afetando as perspectivas de desenvolvimento econômico global".

Fonte(s) / Referência(s):

Charles Kennedy
Compartilhe:
guest
1 Comentário
Mais votado
Mais recente Mais antigo
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

1
0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x