Siga a AEPET
logotipo_aepet
Vários autores; Autor sem foto
Art Berman

Colapso do preço do petróleo em 2018: mais que uma correção

Esse colapso de preços foi um sinal para que empresas de petróleo parassem de produzir em excesso. A mensagem será repetida até que ação su

Publicado em 25/03/2019
Compartilhe:

Esse colapso de preços foi um sinal para que empresas de petróleo parassem de produzir em excesso. A mensagem será repetida até que ação surta resultados.
De 3 de outubro a 24 de dezembro de 2018, o WTI caiu de US $ 76,41 para US $ 42,53 (Figura 1).

Figura 1. O colapso do preço do petróleo de 2018.
Fonte: Quandl e Labyrinth Consulting Services, Inc.

Desde então, o WTI se recuperou para quase US $ 60 / barril e o Brent para cerca de US $ 68. Os observadores do mercado parecem ter esquecido a escala do colapso de preços há apenas alguns meses. Embora a magnitude desse colapso não tenha sido tão grande quanto em 2014-2015, a taxa de declínio foi maior. Isso porque ocorreu mais rapidamente.

Em 2018, o preço do WTI caiu em média - US $ 0,42 por dia durante 81 dias. Em 2014-2015, caiu - US $ 0,29 por dia durante 218 dias (Figura 2).

Figura 2. Taxa de colapso dos preços em 2018 foi maior que em 2014-2015.
Fonte: Quandl e Labyrinth Consulting Services, Inc.

Os analistas estão fazendo previsões bastante agressivas para o preço médio do Brent em 2019, de US $ 74 e US $ 83 em 2020. Espero que essas previsões estejam certas, mas estou menos otimista. Isso porque o mundo continua com excesso de produção petróleo.

O equilíbrio entre a produção mundial de petróleo e o consumo passou de um déficit de -0,24 milhões de barris por dia (mmb / d) em 2017 e início de 2018 para um superávit de +0,44 mmb / d a partir do terceiro trimestre de 2018 (Figura 3).

 

Figura 3. O mundo está sobrecarregado com petróleo.
Fonte: EIA STEO e Labyrinth Consulting Services, Inc.

É provável que o excedente de produção persista até 2019 e possivelmente em 2020 com base nas previsões de EIA para produção e consumo. A previsão da EIA para o preço do WTI está abaixo de US $ 65 por barril até 2020.

A perspectiva global de oferta e demanda é semelhante. O saldo mundial de oferta e demanda de petróleo atingiu um excesso de oferta de +1,6 mmb / d no 4º trimestre de 2019. Hoje, o volume caiu para cerca de +0,6 mmb / d (Figura 4).

Figura 4. O excesso de oferta mundial de petróleo deverá atingir um milhão de barris de petróleo por dia no segundo trimestre de 2019.
Fonte: IEA, EIA e Labyrinth Consulting Services, Inc.

As previsões baseadas na oferta e na demanda pelo IEA sugerem que o excedente aumentará para +1 mmb / d no segundo trimestre e, em seguida, diminuirá até o fim do ano.

O ânimo do mercado se tornou otimista desde que os cortes da Opep + foram anunciados no final do ano passado, apesar da preocupação sobre a força da economia global e o status das negociações comerciais entre EUA e China.

Estou menos preocupado com essas questões do lado da demanda do que com a atual superprodução, no mundo em geral, e na bacia do Permiano em particular. Apesar de falar em contenção fiscal por empresas de shale e oferta de capital mais limitada dos mercados de crédito, a produção continua a aumentar.

Compartilho as preocupações de Khalid Al-Falih de que os estoques mundiais estão indo na direção errada para uma recuperação sustentável dos preços além dos ganhos recentes. Alguns analistas parecem esquecer que os preços mundiais do petróleo estão no suporte de vida da OPEP + desde o final de 2016 e aparentemente precisam de medidas ainda mais fortes em 2019.
O colapso do preço do petróleo em 2018 deveria ter enviado uma mensagem clara aos produtores para mudar seu comportamento, ou se arriscam a mais reações de queda de preço daqui para frente.

Original: http://www.artberman.com/2018-oil-price-collapse-more-than-a-correction/

 

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Mais artigos de Art Berman

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x